Postagem em destaque:

Contribuições/Doações/Apoio financeiro.

terça-feira, 11 de março de 2025

Amazon e Cia das Letras lançam prêmio para escritores negros independentes.

Brasil.
Terça-feira, 11 de março de 2025.
08:00 da manhã.

Leiam o edital e participem!



“[#RadarNegro] A Amazon, em parceria com a Companhia das Letras, anunciou a primeira edição do Prêmio Kindle Vozes Negras, como uma iniciativa que busca reconhecer e impulsionar a literatura negra no Brasil, incentivando obras de autores negros. O concurso é voltado para escritores independentes autodeclarados pretos e pardos (população negra) que publicam suas obras pelo Kindle Direct Publishing (KDP). As inscrições vão até o próximo dia 31 de março de 2025.
Foto: Freepik.
👉🏾 Acesse os nossos storys ou o portal www.negre.com.br e saiba mais detalhes.
🤲🏾 Estamos construindo o Fundo Negrê para garantir a longevidade do Site Negrê! Faça parte doando qualquer valor para a chave PIX – negreprojetos@gmail.com 🤎





Mais informações: Site Negrê.


Vejam também, no blog:

---

A cada compra realizada na minha loja, eu recebo uma pequena comissão; então, muito obrigada por seu apoio! 💝 Além de livros, lá também são vendidos artigos de moda, mercado, beleza, eletroeletrônicos, eletroportáteis, eletrodomésticos... e uma variedade de outros produtos!

2 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Mais um projeto voltado só para negros. Sem querer diminuir a luta anti-racista, creio que esses programas só aumentam a divisão entre pessoas pela cor, e isso sim é ....racismo!!! Entendo prêmios voltados para mulheres mas para mulheres negras acho um equívoco. Até onde tais medidas de fato, promovem uma sociedade não racista? Tenho dúvidas.

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Edu. Tudo bem. E você? Espero que bem.
      É muito bom que tenha alguém questionando, pois é assim com diálogo que construímos uma sociedade mais justa e igualitária. É preciso falar e ouvir e tentar compreender os lados que se opõem.
      Na matéria do site que noticiou o concurso explica o porquê do concurso ser voltado apenas para negros, o que inclui pretos e pardos. Isso é porque as obras de autores não negros têm mais saída e são mais bem vendidos do que os de autores negros; isso sou eu dizendo, mas há estudos que comprovam isso, mas pra ter certeza basta prestar atenção nas livrarias e nas bibliotecas por exemplo, quais são os livros que são mais desejados, comprados, levados emprestados para ler e lidos, nas listas dos mais vendidos e lidos, quais são os livros mais indicados, divulgados, comentados e de quais autores são. Do que tenho observado disso tudo, inclusive em grupos e clubes de leitura, posso afirmar que não são os livros dos autores negros e nem dos indígenas. Mas é o caso de cada um se dedicar a essa percepção e tirar as próprias conclusões pra depois serem trazidas à mesa e conversadas.
      Tem alguém ganhando e levando mais do que deveria, sendo prestigiado mais do que deveria, há vários séculos, e não são os negros e os indígenas. Outra pergunta que eu acho que deveria ser feita é: “E por que um projeto como esse está me incomodando?” “Por que incomoda?”.
      Esse projeto é porque ao fim da escravidão sofrida pelos africanos e descendentes não houve medidas que inserissem os ex-escravizados e descendentes deles na sociedade de forma justa e igualitária, deixando-os à margem, então hoje existem projetos como esse para tentar amenizar esse impacto perpetuado e que gera marcas profundas e indignas até os dias atuais.
      Esse é só o primeiro concurso voltado para autores negros no sistema KDP, o que me faz ter esperanças de que logo saia um também só voltado para a literatura indígena, a qual eu também quero abraçar e defender, pois também tem sido negligenciada.
      Enquanto for assim esses concursos e outras medidas que promovem a igualdade racial sempre vão existir e se é algo que incomoda e aborrece é preciso estar preparado.

      Volte sempre.

      Excluir

Comentários são bem-vindos e havendo comentários nas postagens, respondo a todos; seja uma resposta curta ou extensa, da minha parte, eu nunca deixo alguém sem uma resposta. ♡♡♡
Então se quiser, deixe um comentário, que adorarei interagir com quem lê o que é publicado aqui.
E se quiser saber a minha resposta ao seu comentário, clica no quadradinho 'Notifique-me' e a resposta, ao ser publicada aqui, chegará também ao seu endereço eletrônico. 🙂
E deixa o link do seu blog, caso tenha, para que eu possa retribuir a visita depois. Será um prazer!
Eu gosto de conhecer outros blogs e ver o que há de novo por aí! 😉
Relembrando que não é necessário ter blog para postar comentários e também pode comentar no modo anônimo, desde que seja respeitoso/a ao se expressar.

Comentários só relativos às postagens, por gentileza! Comentários que distorçam dos temas das postagens não serão publicados! Se têm outro assunto a tratar, há um formulário de contato na lateral do blog exatamente para isso, contate-me por lá! Receberei e responderei por e-mail, caso necessite de resposta!

Caso um comentário com caráter e conteúdo relevante não seja publicado, entre em contato e reclame para eu saber o que aconteceu, pois pode ser um erro técnico do Blogger.

* Os comentários feitos passarão pela moderação antes de serem publicados, é para evitar vandalismo. 😉 Assim que vistos e lidos, serão postados e respondidos o mais rápido possível.