Brasil.
Quinta-feira, 14 de agosto de 2025.
02:00 da manhã.
No dia 9 de junho, por volta de 06:31 da tarde, eu comecei a preparar essa postagem. No dia 13 de agosto, ontem, eu reabri para dar continuidade a ela e finalizar.
Parece que os anos 1990 foram uma década desastrosa para vários artistas que estavam no auge do sucesso e sofreram acidentes graves e sobreviveram com ou sem sequelas graves ou tiveram suas vidas interrompidas cedo demais por acidentes, principalmente automobilísticos e aéreos; fora a AIDS, que levou muita gente.
Nascido em 7 de abril de 1971, o ex-ator Flávio Henrique Silvino, conhecido artisticamente como Flávio Silvino, filho do também, já falecido, ator Paulo Silvino, que brilhou em novelas como Vamp (1991/1992), na qual interpretou Matosão, e Deus nos acuda (1992/1993), na qual deu vida a Hugo, sofreu um acidente assim de carro quando também iniciava sua carreira de cantor, em alternância com a carreira de ator, aos 22 anos, em 1993, que o deixou com sequelas irreversíveis, ainda chegou a atuar na novela Laços de Família (2000/2001) 7 anos depois do ocorrido, mas depois disso não fez mais nada na tevê, da qual se afastou definitivamente e se aposentou da vida artística para continuar seu tratamento em casa e nos últimos anos a família, sua mãe e seu casal de irmãos, o tem preservado e mantido longe da mídia, de entrevistadores, não emitindo qualquer notícia sobre seu estado de saúde, a última notícia que saiu na mídia sobre o Flávio parece ter sido uma na qual a mãe dele concedeu por ele cerca de cinco anos atrás, em 2020. 🎭🎤
“Após gravar seu primeiro álbum e atuar em algumas novelas da Rede Globo, teve sua carreira parcialmente interrompida em 2 de novembro de 1993 ao sofrer um grave acidente de carro, sendo atingido por um carro-forte quando voltava da cidade de Cabo Frio com seu irmão João Paulo. O acidente lhe causou danos cerebrais e o deixou em coma durante três meses e meio. Voltou a aparecer na TV sete anos depois, participando da novela Laços de Família, em 2000, no papel do personagem Paulo Soriano, um dos filhos do personagem de Tony Ramos.” – Flávio Silvino – Wikipédia.
Sobre a carreira, o acidente e o cd de Flávio Silvino:
Imagens da capa e contracapa do único cd lançado por Flávio Silvino como cantor,
intitulado Pra quê?, um álbum de músicas românticas.
Algumas partes importantes sobre o acidente e a recuperação do Flávio que peguei da matéria no Estadão publicada em outubro de 2020:
“Flávio Silvino é outro ator que decidiu faturar como cantor. Acaba de lançar CD pela Sony”, constava no Estadão de 29 de agosto de 1993. Depois de sua estreia na TV, e quando vinha estudando música, o ator recebeu um convite do presidente da gravadora Sony Music para fazer um teste. Foi aprovado e assinou contrato de um ano e meio, mudando seu visual e lançando Pra Quê?, álbum de músicas românticas.
A canção que dava nome ao disco, composta por Cláudio Fernando e Arnaldo Saccomani (morto no último mês de agosto) foi cantada em diversos programas de TV e era destaque nos shows de sua agenda. Voltar a trabalhar como ator não era uma de suas prioridades à época: “Gosto pra caramba de fazer TV, mas agora só penso na música”. No YouTube, é possível encontrar registros de participações de Flávio Silvino cantando em atrações como o Sabadão Sertanejo, de Gugu Liberato, e o programa de Hebe Camargo, no SBT.”
Como foi o acidente de Flávio Silvino:
“Em 2 de novembro de 1993, aos 22 anos de idade, Flávio Silvino voltava de viagem após o feriado do Dia de Finados. Em seu carro, um Voyage, também estava seu irmão, João Paulo, de 11 anos. Eles vinham na BR-124, indo em direção a Rio Bonito. Por volta das 15h, na altura do km 24, um furgão foi ultrapassado por um ônibus, perdeu a direção e tombou sobre o carro de Flávio e uma moto que estava próxima. Wanderson Machado Fernandes, o motorista da motocicleta, morreu no local. João Paulo teve ferimentos leves e Silvino sofreu traumatismo craniano, contusão no tórax e fratura no braço.
Em estado gravíssimo, foi levado à UTI da Clínica Santa Helena, em Cabo Frio. Ele passou 16 dias em coma profundo, e, posteriormente, ficou em estado chamado de “coma vigil”, de olhos abertos, mas “alheio a tudo”.
Semanas depois, em 29 de novembro, ele foi transferido para a Clínica São Vicente, na região da Gávea, na capital fluminense. Somente em 13 de fevereiro de 1994 Flávio ‘voltou’. Ouviu uma piada do pai, Paulo Silvino. “Ele riu muito e, na manhã seguinte, ao ouvir a voz da mãe no telefone, chorou”, relembrava o humorista ao Estadão, em 3 de julho daquele ano.
O jovem passava por tratamento intenso e, segundo o pai, financiado pela Globo. Fisioterapeutas, fonoaudiólogas, terapia ocupacional, um neurologista e uma psicóloga ficaram à sua disposição. Segundo eles, o apoio da família foi vital para a recuperação. “Quando o médico falou que, nesses casos, um paciente em dez escapava, eu disse: ‘vai ser o meu filho’. E foi. Ele vai ficar bom”, contava Paulo Silvino, que destacava centenas de cartas recebidas desde o acidente: “Ele conseguiu unir pessoas de todas as religiões”.
O neurocirugião Luiz Carlos Pereira da Silva, que operou Flávio, explicava que “a sorte do Flávio foi ter ido para um hospital de emergência”, e destacava o fato de o cantor ser “jovem, saudável e sem vícios” como “fundamental”.”
Como está Flávio Silvino nos tempos atuais.
“Em uma de suas aparições públicas mais recentes, Flávio Silvino apareceu grisalho e usando uma cadeira de rodas, no enterro do pai. Paulo Silvino morreu em agosto de 2017, após um câncer no estômago, recebendo diversas homenagens de amigos e colegas. Em declaração ao jornal Extra, sua mãe, Diva, contou que Flávio está aposentado e costuma passar o tempo ouvindo música e assistindo televisão, em especial telejornais. Ela ressalta que prefere que o filho não dê entrevistas. “Foi um trabalho longo para convencê-lo a aceitar a ideia da aposentadoria. Quero deixar o Flávio viver a vida dele sem pensar em TV”, contou à publicação em 27 de outubro de 2020.” – Fonte: Estadão.
Sinto muito pelo Flávio e pela família dele. Ele tinha um futuro e uma carreira lindos pela frente e de repente, por um erro que ele não tinha nada a ver e foi envolvido, uma imprudência alheia, que fez outras vítimas, uma delas fatal, tudo praticamente se acabou para ele, parece que só lhe restou a vida, não pôde mais exercer sua arte, seu talento, sua atuação, seu canto. Espero que um dia ele recupere tudo o que perdeu nessa vida. 💕
Até a próxima postagem!
Vejam também, no blog:
Obrigada pela visita e voltem sempre.
Se gostaram do conteúdo do blog inscrevam-se para apoiá-lo em seu crescimento.
Se quiserem participar comentando algo sobre alguma postagem enviem pelo formulário de contato disponibilizado na lateral do blog, que eu publicarei junto ao fim das próximas postagens. Os comentários do blog seguem desativados por tempo indeterminado.
---
A cada compra realizada na minha loja, eu recebo uma pequena comissão; então, muito obrigada por seu apoio! 💝 Além de livros, lá também são vendidos artigos de moda, mercado, beleza, eletroeletrônicos, eletroportáteis, eletrodomésticos... e uma variedade de outros produtos!