Postagem em destaque:

Contribuições/Doações/Apoio financeiro.

quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Dica de leitura: Conto: É Doce Morrer no Mar, de José Eduardo Agualusa.

Brasil.
Quinta-feira, 10 de outubro de 2024.
03:00 da tarde.

Hoje de madrugada tive a oportunidade de ler o conto É Doce Morrer no Mar, de autoria do escritor angolano, que é descendente de portugueses e de brasileiros, José Eduardo Agualusa, e a bela surpresa de encontrar esse conto disponível por completo e gratuitamente na internet. Foi assim: Outro dia eu vi o post no facebook de algum angolano contendo uma frase ou fala do escritor José Eduardo Agualusa, pelo menos o autor estava creditado embaixo da frase; a frase era: "Os escritores em ascensão não gostam de ser vistos com escritores decadentes.". Procurando ver se o autor da frase era de fato o Agualusa e se a informação da postagem era verdadeira eu joguei a frase inteira no campo de busca na internet e apareceram alguns resultados, entre eles, o conto em questão postado em um blog da WordPress chamado Anotasonhos. Entrei para dar uma olhada, me interessei, comecei a ler e fui lendo e logo no início, no terceiro parágrafo, dentro da leitura, eu encontrei a tal frase, que não foi diretamente dita pelo escritor, mas fazia parte da obra dele, dita por um personagem, o protagonista do conto durante a narração.
O conto faz parte do livro Catálogo de Luzes - Os Meus Melhores Contos, publicado em 2013, e tem o mesmo título de uma música composta por Dorival Caymmi e Jorge Amado, inspirada no romance Mar Morto, de Jorge Amado.
Mesmo depois de constatar que a frase é de autoria dele eu segui lendo o conto interessada e li até o fim, pois trata-se da história de vida de um escritor. Trata-se também de uma dupla ou tripla traição e de mortes. Achei a escrita perfeita, sublime.
Acho que ler livros é uma questão de oportunidade e essa foi a primeira obra do autor que eu tive a oportunidade de ler, embora eu já tenha lido artigos menores e matérias jornalísticas, crônicas, de autoria dele. Mas eu quis muito ler algo de literário dele.
Enquanto eu lia começou a chover forte. À 01:00 da manhã. Mas parou de chover quando eu terminei. É a chuva voltando ao Cerrado depois de uma longa ou castigante temporada de seca. 🌧💧💦🏡📖💐

Leiam o conto aqui:

Vejam também, aqui no blog:

Outra dica de leitura:

---

A cada compra realizada na minha loja, eu recebo uma pequena comissão; então, muito obrigada por seu apoio! 💝 Além de livros, lá também são vendidos artigos de moda, mercado, beleza, eletroeletrônicos, eletroportáteis, eletrodomésticos... e uma variedade de outros produtos!

2 comentários:

  1. Você citou "Mar Morto" e lembro ter lido há muito, muito tempo e ter ficado deslumbrado com a prosa do Jorge Amado. Esse autor angolano não conheço ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Edu.
      Confesso que Jorge Amado é um autor que eu ainda preciso ler. Lembro do dia e da notícia da morte dele. Ouvimos em casa pelo rádio de manhãzinha... quando eu morava na Bahia, não esqueço.
      Sobre o autor angolano, ele é até reconhecido no meio literário, tem uma coluna de crônicas e escreve para o Jornal O Globo... mas muita gente ainda não o conhece mesmo. Eu conheci por acaso, no comecinho desse ano, embora já tivesse ouvido falar do nome dele sem de fato conhecer de rosto, quando fazia uma pesquisa aleatória.
      Bom fim de semana! ☁️☀️☁️🌧☔🏡

      Excluir

Comentários são bem-vindos e havendo comentários nas postagens, respondo a todos; seja uma resposta curta ou extensa, da minha parte, eu nunca deixo alguém sem uma resposta. ♡♡♡
Então se quiser, deixe um comentário, que adorarei interagir com quem lê o que é publicado aqui.
E se quiser saber a minha resposta ao seu comentário, clica no quadradinho 'Notifique-me' e a resposta, ao ser publicada aqui, chegará também ao seu endereço eletrônico. 🙂
E deixa o link do seu blog, caso tenha, para que eu possa retribuir a visita depois. Será um prazer!
Eu gosto de conhecer outros blogs e ver o que há de novo por aí! 😉
Relembrando que não é necessário ter blog para postar comentários e também pode comentar no modo anônimo, desde que seja respeitoso/a ao se expressar.

Comentários só relativos às postagens, por gentileza! Comentários que distorçam dos temas das postagens não serão publicados! Se têm outro assunto a tratar, há um formulário de contato na lateral do blog exatamente para isso, contate-me por lá! Receberei e responderei por e-mail, caso necessite de resposta!

Caso um comentário com caráter e conteúdo relevante não seja publicado, entre em contato e reclame para eu saber o que aconteceu, pois pode ser um erro técnico do Blogger.

* Os comentários feitos passarão pela moderação antes de serem publicados, é para evitar vandalismo. 😉 Assim que vistos e lidos, serão postados e respondidos o mais rápido possível.