Postagem em destaque:

Contribuições.

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Notícia triste no mundo da leitura.

Americanas compra skoob, a rede social dos leitores.


Brasil.
Segunda-feira, 20 de setembro de 2021.
02:30 da tarde.

Na madrugada do último dia 17 eu estava navegando no feed de notícias do facebook e fiquei sabendo de uma notícia que me surpreendeu e me deixou triste, em parte, ao saber sobre ela.
A notícia, que foi anunciada publicamente em 15 de setembro, é que o Skoob, a tão amada rede social brasileira de leitores foi vendida para a Americanas S.A., holding dona das marcas Americanas, Americanas.com e Submarino. O valor da compra da maior plataforma digital de conteúdo para leitores do país, com mais de oito milhões de usuários, inclusive eu, a criadora desse blog, que vos fala, não foi informado.
Claro que para os criadores do Skoob foi um ótimo negócio, mesmo não sabendo do valor da venda, eu não tenho dúvidas de que foi um ótimo empreendimento, principalmente em tempos tão difíceis financeiramente. A rede era de quem criou então quem criou tinha o direito de fazer o que quisesse com ela! Venderem, extinguirem...! Só sinto ter havido uma traição com os leitores que estão lá, que não sabiam de nada sobre o acordo que estava sendo feito e que foram pegos de surpresa, apesar de tudo e mesmo os interessados na venda não devendo qualquer satisfação aos usuários leitores e mesmo que essas transações ocorram em sigilo mesmo! E o certo é ocorrer em segredo! Negócio é negócio. Mas a negociação da venda do Skoob só foi possível por que e graças a quem? Porque a rede é um sucesso de usuários e adeptos. Logo, foi graças aos leitores que estão cadastrados lá.
Mas o que me deixou triste por um lado é imaginar que a rede será mudada para um jeito que não me agrade como me agradou desde que eu entrei lá em 2013 (quando eu comecei a escrever) até o presente momento, e que irão retirar os recursos existentes hoje e substituir por outros, pois eu gosto do Skoob exatamente do jeitinho que ele é. E percebi que muita gente, muitos leitores e skoobers, pensam como eu e tiveram o mesmo sentimento ao saber do acontecimento, tendo em vista os comentários feitos nessa postagem de anúncio na página do Skoob: Americanas compra Skoob. Muita gente não gostou de saber e o drama foi grande, incluindo as reações com carinha de choro no post (Eu reagi com carinha de surpresa: 😮!). Mas algumas pessoas gostaram e estão animadas, porque a promessa é não mudar nada e só melhorar, e elas estão crendo nisso.
Eu também quero crer e acredito que a rede será melhorada. Espero que uma dessas melhorias seja na privacidade dos skoobers. Por exemplo, eu me sinto muito exposta lá no Skoob, é tudo muito aberto, muito público e isso me incomoda, essa é uma parte que eu não gosto e já até reclamei sobre isso e já dei sugestão lá dentro, mas não fui atendida, acho que mal fui ouvida. Pois qualquer pessoa, que não é amiga, pode ir ao meu mural e ver o que eu estou lendo, resenhando, criticando, classificando, e deixar mensagens desagradáveis lá, conforme já me aconteceu uma vez. Gostaria que a privacidade no Skoob fosse como no facebook, que quem não faz parte da nossa rede de amigos, que não está na nossa lista de amigos, só vê o que a gente quer que veja.
Há cerca de 4 anos eu vi uma escritora, a Ana Beatriz Brandão, que eu admiro e cuja carreira eu acompanho nas redes sociais, reclamar de alguém que avaliou no Skoob com apenas uma estrela um livro dela que ainda nem havia sido lançado. Então é muito vandalismo no Skoob. Gosto da rede e de estar lá inserida, mas essa rede está ao dispor de vândalos, porque é muito aberta, muito exposta. Os seus inscritos não têm privacidade. Já vi gente reclamar na internet de uns livros do gênero lgbt que eu adicionei à minha estante, sendo que essa pessoa, que nem é minha amiga lá... (então estava fazendo o que olhando meu perfil e minhas estantes virtuais?) Pessoa essa que se diz lgbt, mas eu nunca sequer a vi comentar, dizer que leu ou indicar em suas redes livros do gênero (lgbt) que não fossem os dela mesma e de autores que não fossem do círculo de amigos dela. Algo no mínimo curioso. Melhor eu ficar calada pra não começar a contar uns podres por aqui.
Até ler livro lgbt agora incomoda? O que será que essa pessoa quis dizer me criticando? Que eu por ser hétero não posso ler ou adicionar à minha estante livros do gênero lgbt? Já não basta a conversa de lugar de fala, algo que eu considero uma censura e que já está me cansando, quer proibir hétero de ler lgbt agora?
Atualmente no Skoob só quem tem conta no Skoob pode ter acesso a outras contas Skoob e ver e reagir, comentar nas atualizações, mesmo não sendo amigo e não estando na lista de amigos das pessoas que estão lá. Algo que eu não concordo.
Queria também que liberassem um botão de bloqueio para bloquearmos pessoas indesejáveis, perseguidores, pois hoje só é possível bloquear seguidores e não pessoas que estão na nossa lista de contatos, nem pessoas que estão inscritas no Skoob, mas que não estão na nossa lista de contatos.
Um dos recursos no skoob que eu espero que seja mantido, por fim, e que eu até comentei sobre isso em tom reclamativo na postagem de anúncio da venda do Skoob é que a parceria de cortesias (de sorteios de livros no Skoob) com as editoras seja mantida! Pois eu acredito que os sorteios de livros incentiva o gosto e o hábito da leitura. São um benefício para quem gosta de ler, mas não tem condições de comprar livros. E é uma das coisas, eu digo sem vergonha nenhuma, porque já ganhei dois livros nos sorteios de cortesias de lá, que me ptendem àquela rede social, pois diferente dos sorteios e sorteios literários no facebook, pelo menos lá no Skoob é mais fácil e menos constrangedor participar, pois não ptecisamos ficar compartilhando postagem de sorteio em modo público e marcando amigos! É muito melhor! É só clicar no botão de participação sobre a capa do livro e pronto! Já estamos participando e de quantos sorteios houver e quisermos!
Falando nisso, além dos sorteios de livros serem uma motivação para as pessoas, ainda é um meio de divulgação de livros, escritores e editoras!

Beijo e boa semana! 💋🍀

~Cartas da Gleize. 💌💕

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem-vindos e havendo comentários nas postagens, respondo a todos; seja uma resposta curta ou extensa, da minha parte, eu nunca deixo alguém sem uma resposta. ♡♡♡
Então se quiser, deixe um comentário, que adorarei interagir com quem lê o que é publicado aqui.
E se quiser saber a minha resposta ao seu comentário, clica no quadradinho 'Notifique-me' e a resposta, ao ser publicada aqui, chegará também ao seu endereço eletrônico. 🙂
E deixa o link do seu blog, caso tenha, para que eu possa retribuir a visita depois. Será um prazer!
Eu gosto de conhecer outros blogs e ver o que há de novo por aí! 😉
Relembrando que não é necessário ter blog para postar comentários e também pode comentar no modo anônimo, desde que seja respeitoso(a) ao se expressar.

Comentários só relativos às postagens, por gentileza! Comentários que distorçam dos temas das postagens não serão publicados! Se têm outro assunto a tratar, há um formulário de contato na lateral do blog exatamente para isso, contate-me por lá! Receberei e responderei por e-mail, caso necessite de resposta!

* Os comentários feitos passarão pela moderação antes de serem publicados, é para evitar vandalismo. 😉 Assim que vistos e lidos, serão postados e respondidos o mais rápido possível.