Postagem em destaque:

Contribuições.

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

O terrível ano de 2021.

Brasil.
Quinta-feira, 25 de novembro de 2021.
04:35 da manhã.

É. 2021 não está sendo um ano fácil mesmo. Estou vendo escritora jovem, com uma carreira promissora, desistindo da carreira. Algo que eu nunca imaginei testemunhar.
Eu prefiro acreditar que seja apenas um até logo, até breve, e não uma despedida definitiva do mercado literário dessa escritora, um encerramento da carreira dela. Eu realmente espero que seja apenas uma pausa. Até porque ela mesma parece em dúvidas sobre se para de uma vez ou se tira umas férias e volta depois.
Mas sei o quanto esse meio é difícil e miserável de se sobreviver. São muitas dúvidas, incertezas, pessoas fechadas ao diálogo, a propostas, gente que prefere nos ver como inimiga... e a todo custo alimenta uma rivalidade que só existe na cabeça daquela pessoa... fica difícil mesmo continuar e se a pessoa vê que não está valendo a pena, que não está recendo e merecerendo receber em retorno, financeiramente falando, o que merece receber pelos livros que escreve e publica e por tanto esforço, o melhor nesse caso é mesmo buscar seguir outro caminho.
O mundo literário é fabuloso, sim, por um lado, mas por outro é realmente miserável, infestado de pessoas igualmente miseráveis. Miseráveis não por serem pobres, mas por serem pessoas ruins mesmo, maus-caracteres, gente de raça ruim.
Para mim o mundo da escrita é 99% fabuloso e 1% dor e sofrimento. Bem melhor, mais sossegado e mais seguro do que o meio e o mercado editorial e literário, onde tem alguns demônios que a gente infelizmente não pode expulsar para que possamos prosseguir!

4 comentários:

  1. Olá, Rose!
    Não sei quem é a autora em específico, mas poderia ser ela como qualquer outro autor. Acho que, assim que entramos no mundo editorial, os autores que desistem já não têm um nome ou um rosto, todos nós acabamos por ser iguais, a sofrer do mesmo modo. Eu acho que já perdi a conta da quantidade de vezes que pensei em desistir. O blogue, infelizmente, é "testemunha" disso. Há posts antigos que ainda não apaguei em que dizia que ia me afastar, que ia excluir o blogue... enfim... o segundo livro nem era para ser publicado em 2017, depois do choque que levei no momento da publicação do primeiro livro. Nós tínhamos pessoas que chamávamos de amigo que diziam que iam divulgar, que iam comprar, e no fim, quando o livro é finalmente publicado, nem sequer dão um comentário de felicitação. Em 2015 afastei meio povo que eu chamava de amigo. Não tinha apoio dessas pessoas, não tive nem uma divulgação. Sendo uma autora iniciante, antes de ter venda do livro, eu preciso de divulgação. Aliás, a divulgação é uma forma gratuita de ajudar os colegas autores. Até mesmo se não tiver internet, pode divulgar para os familiares, ou para os vizinhos. É sempre uma grande ajuda. Mas enfim... além disso, também existe o mercado editorial tóxico, as "cobras" que conhecemos no meio, os colegas que já estão há mais tempo e não querem "concorrência", sem contar com as editoras, que mesmo que a "rivalidade" seja entre elas, o autor também está envolvido.

    Quem diz que escrever é fácil, não sabe o que acontece no mercado. Escrever até que é fácil, o pior é escrever algo bom e publicar e ainda ter a paciência de caminhar no meio dessa toxicidade.

    Já perdi a conta da quantidade de colegas escritores que se afastaram da escrita. É uma realidade triste que vamos ter que nos acostumar, Rose. Infelizmente.

    Bom Domingo!
    (Esse comentário foi muito triste... Desculpa.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diana.
      É a escritora Ana Beatriz Brandão. Fico triste, porque ela é ainda tão jovem, tão mais jovem do que a gente, com uma carreira tão bonita e admirável que conseguiu construir até aqui e já está desistindo. Se ela chegou aonde chegou e já está se despedindo do mercado editorial e literário, o que pensar dos escritores que estão na luta para pelo menos chegar perto de onde ela chegou e brilhar como ela tem brilhado?! Pessoas que veem ela como uma referência e inspiração. É essa a minha tristeza.

      E tudo bem com seu comentário, que julgou ter sido triste. Eu gostei de ler o seu relato e a sua experiência a respeito do assunto.
      Bom dia. 🌺

      Excluir
    2. Olá, Rose!
      Isso é muito triste :( Mas, infelizmente, é a realidade...

      Aproveito para desejar Boas Festas também, caso não apareça mais por aqui até início do próximo ano :)

      Excluir
    3. Muito obrigada, Diana.
      Se eu conseguir entrar na internet nas devidas datas passo lá no seu blog para te felicitar em cada uma delas.
      Um bom mês de dezembro e um bom fim de ano para você! 🎄🎀🎁

      Excluir

Comentários são bem-vindos e havendo comentários nas postagens, respondo a todos; seja uma resposta curta ou extensa, da minha parte, eu nunca deixo alguém sem uma resposta. ♡♡♡
Então se quiser, deixe um comentário, que adorarei interagir com quem lê o que é publicado aqui.
E se quiser saber a minha resposta ao seu comentário, clica no quadradinho 'Notifique-me' e a resposta, ao ser publicada aqui, chegará também ao seu endereço eletrônico. 🙂
E deixa o link do seu blog, caso tenha, para que eu possa retribuir a visita depois. Será um prazer!
Eu gosto de conhecer outros blogs e ver o que há de novo por aí! 😉
Relembrando que não é necessário ter blog para postar comentários e também pode comentar no modo anônimo, desde que seja respeitoso(a) ao se expressar.

Comentários só relativos às postagens, por gentileza! Comentários que distorçam dos temas das postagens não serão publicados! Se têm outro assunto a tratar, há um formulário de contato na lateral do blog exatamente para isso, contate-me por lá! Receberei e responderei por e-mail, caso necessite de resposta!

* Os comentários feitos passarão pela moderação antes de serem publicados, é para evitar vandalismo. 😉 Assim que vistos e lidos, serão postados e respondidos o mais rápido possível.