Postagem em destaque:

Contribuições.

sábado, 14 de maio de 2022

Dicionários on-lines.

Brasil.
Sábado, 14 de maio de 2022.
07:00 da manhã.

Quando eu comecei a escrever, há quase 9 anos, em 2013, irá completar no próximo mês de junho, eu percebi o quanto eu precisava de um dicionário sempre por perto, quase como livro de cabeceira, e como material de escrita mesmo também e o quanto eu seria dependente desse livreto dos significados das palavras. Eu até tenho dois minidicionários, um em língua portuguesa, é o famoso minidicionário Aurélio, que ganhei na minha terceira série, no final de 2004 - toda a turma ganhou um -, e um bilíngue, de português-inglês, Michaelis, que ganhei quando estava na quinta série, no começo de 2006, justamente quando eu mais precisava e ia precisar ao longo daquele ano letivo e dos subsequentes, pois estava começando a estudar inglês na escola. (No mesmo dia que eu ganhei o minidicionário bilíngue a minha irmã mais velha ganhou um também, mas de português-espanhol. Então como na época eu gostava mais de inglês e estava começando a estudá-lo na escola também e a minha irmã gostava mais de espanhol, logicamente eu fiquei com o de inglês e ela ficou com o de espanhol. Naquela época eu achava o espanhol um idioma brega e o desprezava. Isso, porque eu ainda não sabia direito sobre a origem das línguas; já havia ouvido e aprendido sobre a Torre de Babel e a confusão das línguas, mas acho que nessa época eu não associava as informações e não entendia. Eu tinha só 12/13 anos em 2006. Mas eu mudei de ideia quando comecei a ter aulas de espanhol no Ensino Médio, passei a gostar da língua, a respeito, assim como respeito todas as outras línguas e dialetos, pois hoje eu sei que foi Deus quem as criou, e quero estudá-la mais a fundo um dia; embora, apesar de gostar, eu ache o inglês um idioma louco, ilógico e sem sentido. Mas sei que tudo o que Ele cria e faz é perfeito. As línguas são perfeitas. Pelo menos o português é, na minha humilde opinião. Combinação perfeita de vogais e consoantes.) Mas quando eu estou na internet, escrevendo na internet ou transcrevendo textos do papel para a internet, uma atividade que exige rapidez, agilidade, da minha parte, é bem difícil eu pegar os meus dicionários físicos, eu consulto mais os on-lines, por achar ser algo mais rápido, imediato, que não vai me fazer perder tempo procurando palavras. E tempo é ou parece ser algo ainda mais precioso quando estamos na internet, não dá pra desperdiçar, temos que aproveitar ao máximo, pois é algo que passa rápido ainda mais quando estamos na internet; quando estamos na internet, pelo menos eu tenho essa sensação, o tempo voa. Dicionários on-lines são uma forma rápida de pesquisa, conforme a minha necessidade, que precisa voltar logo para o editor de textos e continuar escrevendo. Então foi assim que eu conheci alguns "dicionários" on-lines, que acabaram se tornando os meus favoritos para consulta. E são eles:


Gostaram da postagem? Deixem suas impressões nos comentários.

Veja também no blog Cartas da Gleize:

Obrigada pelas visitas e voltem sempre.

Um beijo, 💋
~Cartas da Gleize. 💌💐

2 comentários:

  1. Olá, Rose!
    Esta postagem e a anterior com exemplos de contadores de palavras online são muito interessantes. Há sempre algum momento em que iremos precisar e podemos sempre voltar aqui aos posts para relembrar o site.

    Boa Terça-Feira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diana.
      Que bom que você gostou dessas postagens. Eu fico feliz.

      Bom, a respeito do probleminha técnico ocorrente no outro blog, o Dicas de Leitura, eu levei o caso ao fórum de ajuda do Blogger, para ver se alguém consegue me ajudar a resolver, porque acho que eu sozinha não conseguirei. Uma opção que eu pensei para tentar solucionar o problema seria trocar o design do blog, mas eu não queria trocar, porque gostei muito daquele lá, que tem a foto do gatinho, acho fofo e correspondente ao que eu queria transmitir ao criar o blog para tratar de livros, leituras e dicas de leitura.

      E quanto ao campo de pesquisas do seu blog, eu agradeço por você tê-lo trazido de volta à sua página, é uma ferramenta muito útil e que eu costumo utilizar com frequência, tanto nos meus blogs como em outros. 🙂
      Está certo então, depois eu passo lá em seu blog para procurar de novo a postagem na qual eu queria deixar um comentário.

      Excelente quarta-feira pra você!

      ~Cartas da Gleize. 🌸🌸🌸🌸🌸

      Excluir

Comentários são bem-vindos e havendo comentários nas postagens, respondo a todos; seja uma resposta curta ou extensa, da minha parte, eu nunca deixo alguém sem uma resposta. ♡♡♡
Então se quiser, deixe um comentário, que adorarei interagir com quem lê o que é publicado aqui.
E se quiser saber a minha resposta ao seu comentário, clica no quadradinho 'Notifique-me' e a resposta, ao ser publicada aqui, chegará também ao seu endereço eletrônico. 🙂
E deixa o link do seu blog, caso tenha, para que eu possa retribuir a visita depois. Será um prazer!
Eu gosto de conhecer outros blogs e ver o que há de novo por aí! 😉
Relembrando que não é necessário ter blog para postar comentários e também pode comentar no modo anônimo, desde que seja respeitoso(a) ao se expressar.

Comentários só relativos às postagens, por gentileza! Comentários que distorçam dos temas das postagens não serão publicados! Se têm outro assunto a tratar, há um formulário de contato na lateral do blog exatamente para isso, contate-me por lá! Receberei e responderei por e-mail, caso necessite de resposta!

* Os comentários feitos passarão pela moderação antes de serem publicados, é para evitar vandalismo. 😉 Assim que vistos e lidos, serão postados e respondidos o mais rápido possível.