Postagem em destaque:

Contribuições/Doações/Apoio financeiro.

terça-feira, 29 de abril de 2025

Brasília arborizada. 🌳

Brasil.
Terça-feira, 29 de abril de 2025.
08:00 da manhã.

Uma marca literária minha ou algo que faz parte do meu estilo literário é que eu procuro sempre incluir a flora e a fauna brasileira nos meus livros. Não digo que aprendi sozinha porque aprendi vendo outros escritores aplicarem isso nos livros deles, como o meu favorito Ganymédes José, que sempre incluía alguma árvore, flores, animais, como parte do cenário de alguma cena em um livro dele, e pra mim é um mestre, mesmo eu tendo lido poucos livros dos quais ele escreveu e publicou. Quando leio um livro no qual não há nenhuma planta, flor, árvore ou animal na descrição de cenas de um livro pra mim fica faltando algo, eu sinto falta de algo, acho estranho. Sou apaixonada por Botânica, então busco nisso me aprofundar um pouco e reproduzir e registrar o que aprendo no que escrevo. Eu cresci em meios às árvores, de flores, de frutas ou apenas de folhas que davam sombra, cresci subindo em árvore e pegando e comendo fruta no pé, com isso aprendi a admirá-las, apreciar suas companhias e respeitá-las. E nisso Brasília também me inspirou um pouco no tocante às árvores e à vegetação que compõem a cidade, aos animais também presentes e dispersos pela cidade e pelo Distrito Federal ao seu redor a trazer isso pra minha escrita e pros meus livros, pra minha vida.
E saiu essa matéria sobre a nossa capital ser a quinta mais arborizada do país. Não chega a falar de espécies e listá-las, além dos famosos e coloridos Ipês, árvore que eu trouxe à lembrança, por exemplo, em Se eu te amar você vai me amar também?, na cena do parque, mesmo sendo um breve romance que se passa em São Paulo, sendo o Ipê um símbolo do Cerrado, do Centro-Oeste por ser predominante aqui, porém um símbolo nacional também, pois é uma espécie nativa do Brasil, mas menciona e explica tudo em números. 🌲🌴


Leiam a matéria aqui:

Vejam também, no blog:

---

A cada compra realizada na minha loja, eu recebo uma pequena comissão; então, muito obrigada por seu apoio! 💝 Além de livros, lá também são vendidos artigos de moda, mercado, beleza, eletroeletrônicos, eletroportáteis, eletrodomésticos... e uma variedade de outros produtos!

4 comentários:

  1. Lindo esse ipê!
    Não sabia que Brasília era assim tão arborizada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A área central de Brasília sim, aparentemente, parece que as capitais sempre são mais bem-cuidadas, mas conforme vai se afastando de lá em direção às cidades-satélites dentro do Distrito Federal estas ficam um pouco a desejar por causa também do desmatamento desenfreado, uma consequência das invasões.

      Excluir
  2. Olá Rose,
    Com certeza os ipês do DF, são lindos.
    Muitos artistas e artesões da cidade os retratam.
    Não sei como são as satélites mas a Asa sul e Asa Norte, cruzeiro...
    realmente algumas quadras e os parques são belos. Falando em árvores Harri Lorenzi
    é uma dessas sumidades que o Brasil tem em relação a entendimento e catalogação
    de árvores brasileiras vale a pena conferir.
    O que é mais interessante sobre os ipês de Brasília com o céu azul da cidade
    são ainda mais belos.
    Obrigada pela visita.
    Boa entrada de mês de maio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Janicce.
      Obrigada pela visita e comentário.
      Obrigada pela indicação. Eu amo Botânica, vou procurar conhecê-lo! 🙂
      Bom, árvores sempre tem por todo o DF, mas em relação à Brasília as cidades satélites ficam um pouco a desejar, do meu ponto de vista e das satélites onde estive, as invasões acabam com tudo, destroem as árvores, as poucas que ainda existem, para construírem casas, desmatam e não replantam, não podemos esperar que só o governo faça a parte dele nessa questão ambiental, e em muitos casos são pessoas que já têm casas em outros lugares. É triste essa cultura do desmatamento.
      Desejo um feliz e suave mês de junho a você! 🌳🌸🎈

      Excluir

Comentários são bem-vindos e havendo comentários nas postagens, respondo a todos; seja uma resposta curta ou extensa, da minha parte, eu nunca deixo alguém sem uma resposta. ♡♡♡
Então se quiser, deixe um comentário, que adorarei interagir com quem lê o que é publicado aqui.
E se quiser saber a minha resposta ao seu comentário, clica no quadradinho 'Notifique-me' e a resposta, ao ser publicada aqui, chegará também ao seu endereço eletrônico. 🙂
E deixa o link do seu blog, caso tenha, para que eu possa retribuir a visita depois. Será um prazer!
Eu gosto de conhecer outros blogs e ver o que há de novo por aí! 😉
Relembrando que não é necessário ter blog para postar comentários e também pode comentar no modo anônimo, desde que seja respeitoso/a ao se expressar.

Comentários só relativos às postagens, por gentileza! Comentários que distorçam dos temas das postagens não serão publicados! Se têm outro assunto a tratar, há um formulário de contato na lateral do blog exatamente para isso, contate-me por lá! Receberei e responderei por e-mail, caso necessite de resposta!

Caso um comentário com caráter e conteúdo relevante não seja publicado, entre em contato e reclame para eu saber o que aconteceu, pois pode ser um erro técnico do Blogger.

* Os comentários feitos passarão pela moderação antes de serem publicados, é para evitar vandalismo. 😉 Assim que vistos e lidos, serão postados e respondidos o mais rápido possível.