Brasil.
Quarta-feira, 09 de abril de 2025.
08:00 da manhã.
Elisa Lucinda Campos Gomes é uma atriz, cantora e escritora negra brasileira nascida no estado do Espírito Santo em 02 de fevereiro de 1958 e se destaca no gênero da poesia. Formada em Jornalismo, mudou-se para o Rio de Janeiro para seguir carreira artística em 1986. Em comemoração ao Dia do Jornalista, nessa semana, mais precisamente no passado dia 7 de abril, me senti impulsionada a trazer essa postagem. Mas já estava mais do que na hora de eu trazer uma postagem sobre essa atriz que também é escritora e contribui com a nossa literatura e cultura brasileiras. Porém, acho que trouxe no momento certo.
Estilo literário:
Elisa Lucinda é considerada a artista da sua geração que mais populariza poesia. Seu modo coloquial de se expressar faz com que o mais complexo pensamento ganhe fácil compreensão.
Obras:
- A Lua que menstrua (Produção independente/1992);
- Sósia dos sonhos (Produção independente);
- O semelhante (Editora Record - 1ª edição/1995);
- Eu te amo e suas estreias (Ed. Record/1999);
- A menina transparente (Ed. Salamandra) Prêmio Altamente Recomendável, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ);
- Coleção amigo oculto - Composta pelos livros: “O órfão famoso” – 2002 / “Lili, a rainha das escolhas” – 2002 / “O menino inesperado” – 2002; “A Dona da Festa” - 2011(Ed. Record);
- 50 poemas escolhidos pelo autor (Edições Galo Branco/2004);
- Contos de vista (Ed. Global/2005). Primeiro livro de contos da autora;
- A fúria da beleza (Ed. Record/2006). Primeiro livro de adultos para colorir;
- A poesia do encontro – Elisa Lucinda e Rubem Alves (Ed. Papirus/2008);
- Parem de falar mal da rotina (Ed. Leya – Lua de papel/2010);
- Fernando Pessoa, o cavaleiro de nada (Ed. Record/2014). Finalista do Prêmio São Paulo de Literatura de 2015. Com prefácio do escritor moçambicano Mia Couto;
- Vozes guardadas (Ed. Record/2016);
- Livro do avesso, O pensamento de Edite (Ed. Malê/2019).
Dois papéis recordáveis de Elisa Lucinda como atriz pra mim foram nas novelas Mulheres Apaixonadas, de 2003, na qual ela interpretou o papel de Pérola de Cássia Rodrigues, uma cantora e ex-esposa de Téo, personagem de Tony Ramos, e mãe da Luciana, interpretada pela atriz Camila Pitanga, nessa novela eu “só” me lembro dela cantando: “Copacabana, princesinha do mar...”, e em Páginas da Vida, de 2006, ambas escritas pelo autor Manoel Carlos, na qual ela viveu a médica Selma Araújo, que por sua vez vivia um relacionanento com o também médico Lucas, interpretado pelo ator Paulo César Grande, que por ser uma mulher e profissional negra com posição de destaque na trama enfrentava questões raciais cotidianas, tendo tido que lidar inclusive com o preconceito da enteada Gabriela, vivida pela atriz, modelo, cantora e compositora Carolina Oliveira, que morava em outra cidade e por causa de exames médicos acabou indo passar, na companhia da mãe, na pele da atriz Cláudia Mauro (esposa de Paulo César Grande na vida real e irmã do também ator André Di Mauro), um tempo na casa onde o pai e a madrasta viviam juntos, até que a mãe terminou morrendo em um acidente envolvendo o ônibus no qual voltavam pra cidade onde moravam depois dos exames feitos e Gabriela, que sobreviveu, teve que ir morar com o pai e a madrasta de vez, pois o pai assumiu a sua guarda. Mas Elisa Lucinda também esteve na recente e também já memorável Vai Na Fé, em 2023, como Marlene da Silva, mãe da protagonista do folhetim, vivida pela atriz Sheron Menezzes.
Fotos: Senado Federal.
Fonte de pesquisa: Wikipédia.
Vejam também, no blog:
Postagens relacionadas:
---
A cada compra realizada na minha loja, eu recebo uma pequena comissão; então, muito obrigada por seu apoio! 💝 Além de livros, lá também são vendidos artigos de moda, mercado, beleza, eletroeletrônicos, eletroportáteis, eletrodomésticos... e uma variedade de outros produtos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são bem-vindos e havendo comentários nas postagens, respondo a todos; seja uma resposta curta ou extensa, da minha parte, eu nunca deixo alguém sem uma resposta. ♡♡♡
Então se quiser, deixe um comentário, que adorarei interagir com quem lê o que é publicado aqui.
E se quiser saber a minha resposta ao seu comentário, clica no quadradinho 'Notifique-me' e a resposta, ao ser publicada aqui, chegará também ao seu endereço eletrônico. 🙂
E deixa o link do seu blog, caso tenha, para que eu possa retribuir a visita depois. Será um prazer!
Eu gosto de conhecer outros blogs e ver o que há de novo por aí! 😉
Relembrando que não é necessário ter blog para postar comentários e também pode comentar no modo anônimo, desde que seja respeitoso/a ao se expressar.
Comentários só relativos às postagens, por gentileza! Comentários que distorçam dos temas das postagens não serão publicados! Se têm outro assunto a tratar, há um formulário de contato na lateral do blog exatamente para isso, contate-me por lá! Receberei e responderei por e-mail, caso necessite de resposta!
Caso um comentário com caráter e conteúdo relevante não seja publicado, entre em contato e reclame para eu saber o que aconteceu, pois pode ser um erro técnico do Blogger.
* Os comentários feitos passarão pela moderação antes de serem publicados, é para evitar vandalismo. 😉 Assim que vistos e lidos, serão postados e respondidos o mais rápido possível.