Postagem em destaque:

Contribuições.

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Brasil.
Sexta-feira, 29 de outubro de 2021.
01:00 da tarde.

No começo desse ano uma pessoa da minha família sofreu um AVC do tipo AIT (Ataque Isquêmico Transitório). Sendo que existem três tipos de AVC: O Isquêmico, no qual ocorre uma obstrução, um entupimento sanguíneo por falta de oxigênio nas veias que levam sangue do coração ao cérebro, o AIT, que é um mini-AVC, que acontece quando o fornecimento de sangue para o cérebro é interrompido por pouco tempo, sendo esses dois tratados normalmente com remédios, e o AVC Hemorrágico, que acontece quando uma ou mais veias se rompem, que é mais delicado e geralmente necessitará de cirurgia. O Isquêmico é o mais comum de acontecer entre o Isquêmico e o Hemorrágico. O Hemorrágico atinge um número menor de pessoas, mas causa mais mortes do que o Isquêmico. O AVC não tem cura, só tratamento à base de remédios.
Por causa desse acontecimento na minha família agora eu pretendo abraçar essa causa e usar os meus espaços na internet e o pouco de visibilidade que eu tiver como escritora, no meio literário e a partir dele para estar informando e alertando sobre esse problema que vitimiza em torno 150 mil pessoas anualmente só no Brasil.
A principal causa do AVC está na forma errada de alimentação. No hábito de se alimentar de forma errada. 
O AVC pode ser retardado, adiado, e até mesmo evitado! Sim! Evitado! Através de uma alimentação saudável e principalmente natural (frutas, verduras e leguminosas), com horários regulados, alimentos preparados com pouco sal, pouco açúcar, pouco óleo e pouca gordura. Dando prioridade a alimentos naturais que possam ser consumidos crus, como por exemplos a cenoura e a beterraba, que podem ser raladinhas na salada, e folhas como a couve e a alface, entre muitas outras, ou cozidos, evitando assim a fritura. Principalmente frutas e legumes que ajudam a baixar a pressão arterial, como o melão e a melancia, o chuchu, o pepino e a berinjela, por exemplos. O acompanhamento de um/a nutricionista, especialmente nos casos das pessoas com pressão alta, é fundamental para a prevenção do AVC. Fundamental também é ser acompanhado/a por um neurologista e um cardiologista. Para saber como estão o seu Sistema Nervoso e o seu Sistema Nervoso Central, isto é, para saber como andam a sua cabeça e o seu coração. Pressão elevada, colesterol alto (alto nível de gordura no sangue), diabetes e hipertensão podem levar ao AVC.
Lembrando que o AVC pode se manifestar em qualquer idade, mas a chance de um AVC ocorrer é maior e mais comum a partir dos 40, 50, 60 anos, aumentando cada cada vez mais o risco. Porém, nos últimos anos é notável que o AVC está acometendo pessoas cada vez mais novas, entre 30 e 40 anos, por causa da má alimentação. Na pressa do dia-a-dia as pessoas têm se alimentado mal.
Antes de acontecer um AVC, alguns sinais do corpo vão sendo manifestados como alerta, que muitas vezes podem passar e irem passando despercebidos. Fiquem atentos aos sinais, porque o corpo fala.
A sensação de estar com a boca salgada, ácida, metálica ou amarga, principalmente em pessoas que têm pressão elevada, pode representar um sintoma, um indicativo de que sofrerá um AVC em breve. Não deixe de ir ao médico para tentar evitar isso. Pois como já falado o AVC pode ser evitado e esses ainda podem ser os primeiros de vários avisos de que sofrerá um AVC em breve ou futuramente. No caso de pessoas que já sofreram um AVC, a sensação de estar com um gosto salgado, ácido, metálico ou amargo na boca pode ser uma sequela.
Não sou médica. Mas se tiverem dúvidas ao lerem esse artigo, deixem perguntas nos comentários, que eu, com a minha experiência de ter histórico na família de pessoas que já sofreram AVC e de várias horas de pesquisa, leitura e estudo sobre o asunto, tentarei responder. Acho importante falar que pelo menos o meu avô materno, uma tia-avó materna e a minha bisavó paterna, os três já falecidos, tiveram AVC e faleceram em decorrência disso. E agora, infelizmente, tivemos mais um caso na família.
E se quiserem deixar comentários apenas para compartilhar suas experiências ou desabafos, tais comentários serão bem-recebidos.

Esses são alguns dos alimentos que pessoas que têm pressão elevada não podem comer de jeito nenhum ou pelo menos deveriam evitar consumir:
Produtos industrializados/ultraprocessados em geral: miojo, macarrão, açúcar e sal refinados, biscoitos, sucos em pó - principalmente os que já vêm adoçados, cerveja e bebidas alcoólicas em geral, refrigerantes. Também deve-se evitar o consumo de cigarros. Dar preferência a frango e peixe ou carne branca no lugar de carne vermelha, seja bovina ou suína, por exemplos, que passa por diversos processamentos durante sua industrialização.
Lembrar de beber bastante água é importante para elimininar o sal, o açúcar, a gordura e as demais toxinas do corpo, presentes no corpo, isso irá manter o corpo hidratado, além de evitar a formação de pedras nos rins, outro grande problema para a saúde. O recomendado é beber 3 litros por dia. Não de vez, mas aos pouquinhos durante todo o dia é o ideal para ir lavando os rins.

O que ajuda muito também e eu preciso falar aqui é a fé. É a crença na existência do Deus poderoso. Eu queria poder tranquiliar vocês por finalizar dizendo que um AVC nem sempre é uma setença de morte ou uma setença de morte instantânea, imediata. Em alguns casos pode significar apenas um sinal de alerta de que, sim, a vida daquela pessoa pode estar chegando ao fim, pode estar se apagando, mas não tão rápido e que ainda não é o fim da vida dela. Ela ainda pode viver muito após um AVC, vários anos e até décadas. Em alguns casos pode ser apenas um sinal para a família se atentar, cuidar mais e com mais carinho da saúde da pessoa enferma e se manter preparada para qualquer eventualidade e decepção posterior. Buscar consolo em Deus pode ajudar muito e é sempre confortador, afirmo com certeza por experiência própria, pois Ele nos dá a paz de que necessitamos e acalma o nosso coração, nos ajuda a aceitar acontecimentos que não podemos mudar. Deus em todo seu entendimento, sua infinita sabedoria e compaixão guardará o seu coração. Orando sempre o Salmo 38 em casos de doença e de doença na família o quadro pode ser revertido ou melhorado, normalizado, porque o Salmo 38 é a cura e levanta o doente. Eu mesma já fui curada de uma dor lancinante após fazer a leitura do salmo 38 em voz alta e em forma de oração, de clamor por ajuda, e já fui atendida ao lê-lo em forma de oração para alguém, porque Ele me ouviu. Deus ouve.
Mas não foi só a minha oração que Ele ouviu e atendeu, porque além de mim, tinham outras pessoas orando também. E Ele ouve e atende muito mais quando duas ou mais pessoas se reúnem para orar por algo ou por alguém [Mateus 18:19-20].
Todo Cristão sabe que o Salmo 91 é outra oração poderosíssima!
Em caso de doença na família, Bíblia aberta o tempo todo nos Salmos 38 e 91 então se você tiver mais de uma Bíblia em casa. Orar nunca é demais. Orem muito!
Preencha sua alma com alimento espiritual!
Se cuidem e cuidem dos seus familiares nessa pandemia. Cuidem de vocês e de auem vocês amam.

Depois que eu escrevi esse texto (eu comecei a escrevê-lo ou rascunhá-lo num caderno em 28 de maio desse ano), ficamos sabendo em casa, por volta de julho/agosto, que uma outra pessoa da nossa família teve o seu segundo AVC também nesse ano, o qual também vem se recuperando bem, graças a Deus. Mas a causa do AVC desse outro familiar pode ter sido a vacina contra a Covid-19 (em casa a gente fica pensando nisso) que apesar de prevenir, sim, contra o Coronavírus, tem reações e efeitos colaterais graves em uma parcela da população, algo que quase ninguém fala, ninguém fala nos noticiários e tem gente omitindo os fatos, tratando como casos isolados, podendo causar infarto, AVC e até levar à morte. Recentemente saiu uma pesquisa sobre isso, que eu só vi sendo falada uma vez no Jornal Nacional e quando fui procurar a tal matéria sobre a pesquisa feita na página do JN ou do G1 Notícias, que é a mesma, e também na internet, curiosamente eu não encontrei.
Não estou aqui desincentivando a vacinação. Só enfatizando que uma consulta ao médico antes de se encaminhar a um posto de vacinação deve ser feita para saber qual vacina seria melhor tomar, principalmente nos casos de pessoas com comorbidades, principalmente para saber se essas pessoas podem realmente tomar ou se tomá-las seria um risco à vida dessas pessoas. O pessoal aqui em casa tomou e teve reações adversas. Sentiram coisas que nunca sentiram antes, nem mesmo ao tomarem outras vacinas antes. Por exemplo, a vacina da Astra Zeneca solta trombos. Não deveriam ser indicadas para pessoas com problemas ou doenças cardiovasculares.
Não sou e nem pretendo ser médica. Esse texto tem caráter apenas informativo.

Leia mais sobre isso em:

~Cartas da Gleize. 💌

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem-vindos e havendo comentários nas postagens, respondo a todos; seja uma resposta curta ou extensa, da minha parte, eu nunca deixo alguém sem uma resposta. ♡♡♡
Então se quiser, deixe um comentário, que adorarei interagir com quem lê o que é publicado aqui.
E se quiser saber a minha resposta ao seu comentário, clica no quadradinho 'Notifique-me' e a resposta, ao ser publicada aqui, chegará também ao seu endereço eletrônico. 🙂
E deixa o link do seu blog, caso tenha, para que eu possa retribuir a visita depois. Será um prazer!
Eu gosto de conhecer outros blogs e ver o que há de novo por aí! 😉
Relembrando que não é necessário ter blog para postar comentários e também pode comentar no modo anônimo, desde que seja respeitoso(a) ao se expressar.

Comentários só relativos às postagens, por gentileza! Comentários que distorçam dos temas das postagens não serão publicados! Se têm outro assunto a tratar, há um formulário de contato na lateral do blog exatamente para isso, contate-me por lá! Receberei e responderei por e-mail, caso necessite de resposta!

* Os comentários feitos passarão pela moderação antes de serem publicados, é para evitar vandalismo. 😉 Assim que vistos e lidos, serão postados e respondidos o mais rápido possível.