Postagem em destaque:

Contribuições/Doações/Apoio financeiro.

domingo, 3 de novembro de 2024

Tema da redação do ENEM 2024.

Brasil.
Domingo, 03 de novembro de 2024.
03:10 da tarde.

E o tema da redação do ENEM desse ano é: Desafios para a valorização da herança africana no Brasil.

Veja também, no blog:

---

A cada compra realizada na minha loja, eu recebo uma pequena comissão; então, muito obrigada por seu apoio! 💝 Além de livros, lá também são vendidos artigos de moda, mercado, beleza, eletroeletrônicos, eletroportáteis, eletrodomésticos... e uma variedade de outros produtos!

2 comentários:

  1. O ENEM se repete a cada ano...não muda o disco os temas das redações. Será que teremos um tema dos desafios da valorização da herança europeia, judaica, japonesa....no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Edu.
      Então acho que você não vai gostar da minha literatura, porque nos textos que eu escrevo eu trato justamente sobre essas questões, que para muitos podem parecer ultrapassadas e repetitivas, com a intenção e o convite à reflexão.

      Como afrodescendente eu gostei do tema, sempre esperei que saísse um tema relacionado com a África no Brasil no ENEM, finalmente saiu, e acho importante dialogar sobre isso, exaltar e reafirmar, mesmo que na redação de uma prova, a herança africana existente e encontrada no Brasil, cujas mãos e trabalho ajudaram a fundar o país e não entendo como um tema como esse pode incomodar e ser mal-vindo, mal-recebido. Por que dialogar sobre isso incomoda? Acho que se fosse um dos temas mencionados por você no seu comentário incomodaria o povo negro, mas não desagradaria o outro lado, o lado abraçado. Esse diálogo sempre vai desagradar alguém.

      Não é impossível que um tema sobre a valorização das heranças europeia, japonesa e/ou judia venha também a cair na prova um dia, mas essas outras três heranças, que por si só e naturalmente já são adoradas e exaltadas cotidianamente, nas escolas inclusive, sem dúvidas não são tão desvalorizadas, apedrejadas e ainda pouco faladas e estudadas nas instituições de ensino, por exemplo, como a africana tem sido, que só de se tratar do assunto já incomoda e incomodou muitas pessoas.
      Nas escolas por onde passei, em várias das minhas aulas de Artes e de História da Arte, eu estudei sobre a arte europeia, renascimento italiano, e nada, nem um pouco, sobre a arte africana, por exemplo. Eu, afrodescendente, devo saber mais sobre a arte europeia do que sobre a arte do meu povo, dos meus ancestrais. Isso é justo? O desafio é buscar pesquisar e aprender por mim mesma agora, de forma quase que autodidática, já que na minha época de escola eu não tive, não me foi dada a oportunidade de aprender sobre isso normalmente na sala de aula e com os livros didáticos. 😕

      Bom dia e boa semana.

      Excluir

Comentários são bem-vindos e havendo comentários nas postagens, respondo a todos; seja uma resposta curta ou extensa, da minha parte, eu nunca deixo alguém sem uma resposta. ♡♡♡
Então se quiser, deixe um comentário, que adorarei interagir com quem lê o que é publicado aqui.
E se quiser saber a minha resposta ao seu comentário, clica no quadradinho 'Notifique-me' e a resposta, ao ser publicada aqui, chegará também ao seu endereço eletrônico. 🙂
E deixa o link do seu blog, caso tenha, para que eu possa retribuir a visita depois. Será um prazer!
Eu gosto de conhecer outros blogs e ver o que há de novo por aí! 😉
Relembrando que não é necessário ter blog para postar comentários e também pode comentar no modo anônimo, desde que seja respeitoso/a ao se expressar.

Comentários só relativos às postagens, por gentileza! Comentários que distorçam dos temas das postagens não serão publicados! Se têm outro assunto a tratar, há um formulário de contato na lateral do blog exatamente para isso, contate-me por lá! Receberei e responderei por e-mail, caso necessite de resposta!

Caso um comentário com caráter e conteúdo relevante não seja publicado, entre em contato e reclame para eu saber o que aconteceu, pois pode ser um erro técnico do Blogger.

* Os comentários feitos passarão pela moderação antes de serem publicados, é para evitar vandalismo. 😉 Assim que vistos e lidos, serão postados e respondidos o mais rápido possível.