Postagem em destaque:

Contribuições.

quarta-feira, 15 de julho de 2020

O que define se uma pessoa é ou não escritora?

38.


Brasil.
Quarta-feira, 15 de julho de 2020.
05:00 p.m.

É uma pergunta recorrente nos grupos de escritores que participo no Facebook essa sobre quando ou o que é preciso para que alguém possa dizer que é e chegar a intitular-se escritor/a.
Tem gente que enlouquece de ciúme (para não dizer outra coisa) e se incomoda por ver outra pessoa intitular-se e proclamar-se escritora ou escritora de um gênero específico dentro da área da escrita... como contista, cronista, romancista, sendo que não se tornou ainda uma autora publicada.
Mas eu defendo a ideia de que para intitular-se escritor ou escritor de um gênero específico, basta começar ou ter começado a escrever. A partir do momento que uma pessoa começa a escrever textos, pequenos ou grandes, e histórias para livros, ela já pode considerar-se uma escritora!
Não é a divulgação de uma produção de texto para determinada quantidade de pessoas, nem uma outra pessoa, que vai dizer ou definir se uma pessoa é ou não uma escritora!

Quem concorda comigo no texto acima, manifeste-se nos comentários! Quem não concorda também pode se manifestar, pois reafirmo que aqui é livre a manifestação do pensamento! Desde que respeitosos, aqui não há censura de comentários, afinal de contas, conforme eu aprendi com um professor de História: Ideias se combatem com ideias!

~Rose Gleize. 🎔

2 comentários:

  1. Olá, Rose!
    Concordo apenas em parte com o que falou. Concordo com não ser a divulgação de uma produção de texto para determinada quantidade de pessoas, nem uma outra pessoa, que vai dizer ou definir se uma pessoa é ou não uma escritora, porém não acho que a partir do momento que uma pessoa começa a escrever textos, pequenos ou grandes, e histórias para livros, ela já pode considerar-se uma escritora.
    Para mim, para se intitular escritor tem que fazer da escrita algo como se fosse uma necessidade, além de uma paixão. Algumas pessoas podem gostar de escrever algumas coisas na vida e até gostar, no entanto só aqueles que fazem isso por necessidade, por paixão, mais do que gostar, é que se devem intitular escritores.

    Boa Terça!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diana!
      Bom domingo!
      Então temos conceitos diferentes sobre o termo 'escritor'. Mas tudo bem e na verdade esse assunto é tema para um grande debate entre interessados.
      Concordo que aí vai também de a pessoa considerar-se ou não escritora apenas por escrever sem que tenha ainda publicado algo, como você falou. Vai dela se ver assim ou não.
      Não é também uma remuneração que vai determinar se alguém é ou não, pode ou não intitular-se escritor/a. Pois há quem acredite também que só é ou pode se considerar escritor/a quem ganha rios de dinheiro com isso, o que eu discordo, pois há profissionais da escrita que prestam ou podem atuar prestando serviços voluntários, produzindo apenas textos para sites, por exemplo, sem que ganhe dinheiro por isso (e sem que tenha publicado livro nenhum também, porque também há quem pense que só é escritor quem já publicou livro(s)) (se formos considerar esse ponto de vista, então o escritor que ganha pouco, quase nada por isso, que quase não vende livros e não tem saída com eles, não seria considerado escritor...), e é escritor do mesmo modo que o profissional remunerado.

      Excluir

Comentários são bem-vindos e havendo comentários nas postagens, respondo a todos; seja uma resposta curta ou extensa, da minha parte, eu nunca deixo alguém sem uma resposta. ♡♡♡
Então se quiser, deixe um comentário, que adorarei interagir com quem lê o que é publicado aqui.
E se quiser saber a minha resposta ao seu comentário, clica no quadradinho 'Notifique-me' e a resposta, ao ser publicada aqui, chegará também ao seu endereço eletrônico. 🙂
E deixa o link do seu blog, caso tenha, para que eu possa retribuir a visita depois. Será um prazer!
Eu gosto de conhecer outros blogs e ver o que há de novo por aí! 😉
Relembrando que não é necessário ter blog para postar comentários e também pode comentar no modo anônimo, desde que seja respeitoso(a) ao se expressar.

Comentários só relativos às postagens, por gentileza! Comentários que distorçam dos temas das postagens não serão publicados! Se têm outro assunto a tratar, há um formulário de contato na lateral do blog exatamente para isso, contate-me por lá! Receberei e responderei por e-mail, caso necessite de resposta!

* Os comentários feitos passarão pela moderação antes de serem publicados, é para evitar vandalismo. 😉 Assim que vistos e lidos, serão postados e respondidos o mais rápido possível.