Postagem em destaque:

Contribuições.

sábado, 18 de julho de 2020

Livro: A Criação do Escritor, de Wlange Keindé.

Brasil.
Sábado, 18 de julho de 2020.
04:30 a.m.

[Imagem: Skoob.]

Hoje trago a indicação desse livro da escritora Wlange Keindé.
O livro foi lançado no ano passado pela Editora Porto de Lenha e contém 120 páginas.
O livro é fruto do TCC da escritora, que após produzi-lo, resolveu transformá-lo em livro e publicá-lo.
Uma boa ideia para outros escritores, que até se encontram sem inspiração em algum momento da sua carreira e vida, sem uma ideia do que produzir ou sobre como começar no mundo literário, para tornarem um trabalho acadêmico, um relatório de conclusão de curso que fizeram ou estão a fazer, em um trabalho, uma obra literária. Bem se diz que nada se perde nesse mundo, tudo se aproveita.
Uma inspiração para quem fez seu TCC e gostaria de aproveitá-lo em algo ou algum novo projeto, que queira dar um destino diferente a ele ao invés de ao fim engavetá-lo, guardá-lo numa caixa qualquer ou deixá-lo ir parar na lata de lixo, se você é das pessoas que jogam fora cadernos e trabalhos escolares e acadêmicos depois que terminam um curso. Um exemplo de que é possível passar um trabalho 'de monografia a livro'.
Eu tinha visto o vídeo sobre a publicação desse livro no You Tube há bastante tempo já, acho que vi no ano passado mesmo, logo depois de ser publicado, e só agora, por esses dias, nessa semana, que decidi fazer uma postagem sobre isso, essa ideia, aqui para o blog.
E eu lembrei agora de ter colaborado com a pesquisa para a elaboração do trabalho da Wlange, em 2017, respondendo um questionário para a tese que ela iria defender, no Formulário do Google. Ela pediu ajuda através de um vídeo em seu canal no You Tube e porventura eu estava passando pelo You Tube ou pelo canal dela alguns dias depois que o vídeo foi postado e como a pesquisa ainda estava aberta eu quis participar ajudando e participei. Hoje vejo que foi uma boa escolha ter contribuído de alguma forma. Acho que a transformação do TCC em livro foi uma boa ideia.
Esse é o vídeo do qual falei há pouco: PESQUISA: COMO ALGUÉM SE TORNA ESCRITOR? (TCC); e o meu comentário de participação está lá em meio aos outros comentários. 🙂👍
A Wlange eu conheci logo que comecei a escrever. Eu comecei a escrever em 2013; em 2014 ou 2015 eu devo tê-la conhecido e ao seu canal, o Ficçomos, por onde dá dicas de escrita, numa das minhas buscas na internet sobre 'Como escrever um livro?'; sei que ela criou seu canal em 2014. Primeiro eu comecei pesquisando textos na internet quando eu quis escrever um livro e depois parti para os vídeos no You Tube relacionados com esse assunto para aprimorar a minha escrita e conseguir finalizar uma primeira história para livro. Então foi aí que a conheci.
A Wlange se formou em Ciências Sociais pela UFF - Universidade Federal Fluminense e agora, além de escritora ela é também uma cientista social. No momento ela está fazendo mestrado em Letras pela UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro e também estuda Roteiro Cinematográfico pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro.
Esse é o primeiro livro da Wlange Keindé publicado por uma editora.

Sinopse:
O estudo de sociologia da literatura empreendido neste fustigante livro da jovem escritora negra Wlange Keindé tem como principal atributo: a ousadia de sustentar a existência efetiva de novas formas de se caracterizar o que classificamos como escritor brasileiro contemporâneo.
A autora inverte o ponto de partida de estudos tradicionais da área, que priorizam a obra, e não o autor, como principal objeto de análise. Recorrendo aos estudos de Bourdieu e Becker, Wlange volta então seu olhar analítico para o escritor como o criador de si mesmo, no âmbito das relações sociais e de poder em que é identificado como tal.
A escrita leve e talentosa, favorecida por essa prática iniciada ainda nos primeiros anos da adolescência de Wlange, abriga uma notável robustez teórico-metodológica, indicando ter cumprido com rigor todas as etapas exigíveis a uma sólida formação nos quadrantes das ciências sociais.
Lançando mão das milhares de assinaturas do seu canal na plataforma YouTube, o Ficçomos, Keindé realiza um minucioso levantamento de dados. Na análise, evidencia que o escritor no Brasil contemporâneo revela uma multiplicidade de formas de auto definição da sua imagem.
— Luís Cláudio de Oliveira, educador, professor da UERJ.


~Cartas da Gleize. 🕮

2 comentários:

  1. Olá, Rose!
    Conheço o Ficçomos, mas nunca soube quem eram as pessoas que estavam por detrás dele.
    Bom saber desse livro. Acaba por ser uma boa ajuda para os escritores :)
    Obrigada pela partilha!

    Boa Terça!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diana!
      A Wlange é no momento o que costumamos chamar de nova promessa da literatura, pelo menos da brasileira; e o seu canal Ficçomos, muito útil para novos escritores e até quem sabe veteranos, me ajudou muito quando eu comecei a dar os meus primeiros passos no mundo da escrita de textos literários. Por isso eu indico.
      Quanto ao livro em questão: Um livro que realmente pode servir de inspiração e modelo, uma referência bibliográfica, na escrita de novos livros para outros e novos escritores e até para fins de estudos e elaboração de outros trabalhos, escolares e acadêmicos, eu presumo.
      Obrigada por seu comentário.
      Uma boa quinta-feira! Bom dia! 🙂

      Excluir

Comentários são bem-vindos e havendo comentários nas postagens, respondo a todos; seja uma resposta curta ou extensa, da minha parte, eu nunca deixo alguém sem uma resposta. ♡♡♡
Então se quiser, deixe um comentário, que adorarei interagir com quem lê o que é publicado aqui.
E se quiser saber a minha resposta ao seu comentário, clica no quadradinho 'Notifique-me' e a resposta, ao ser publicada aqui, chegará também ao seu endereço eletrônico. 🙂
E deixa o link do seu blog, caso tenha, para que eu possa retribuir a visita depois. Será um prazer!
Eu gosto de conhecer outros blogs e ver o que há de novo por aí! 😉
Relembrando que não é necessário ter blog para postar comentários e também pode comentar no modo anônimo, desde que seja respeitoso(a) ao se expressar.

Comentários só relativos às postagens, por gentileza! Comentários que distorçam dos temas das postagens não serão publicados! Se têm outro assunto a tratar, há um formulário de contato na lateral do blog exatamente para isso, contate-me por lá! Receberei e responderei por e-mail, caso necessite de resposta!

* Os comentários feitos passarão pela moderação antes de serem publicados, é para evitar vandalismo. 😉 Assim que vistos e lidos, serão postados e respondidos o mais rápido possível.