Postagem em destaque:

Contribuições.

sexta-feira, 30 de abril de 2021

Datas festivas e literatura.

Brasil.
Sexta-feira, 30 de abril de 2021.
03:00 da tarde.

Nós temos em nosso calendário Cristão e lunar e ao longo do ano várias comemorações referentes aos livros. Várias datas festivas relacionadas com os livros. Tanto datas nacionais, comemoradas por cada país em datas específicas e diferentes uns dos outros, como datas internacionais ou mundiais, comemoradas igual ou conjuntamente por todo o mundo. Temos os Dias Nacional e Mundial do Livro, os Dias Nacional e Mundial do Livro Infantil, os Dias Nacional e Mundial do Escritor, o Dia do Leitor, os Dias Nacional e Mundial do Teatro, e por aí vai. Inclusive, eu compus esse texto depois de ter programado indicações literárias para serem postadas nos Dias Nacional e Mundial do Teatro, em setembro desse ano e em março do ano que vem, respectivamente. Foi quando me veio a ideia dessa postagem. A respeito do Dia Mundial do Teatro, como eu vim pensar em fazer uma postagem nessa data indicando livros de teatro, lembrei que a data já passou, tendo sido em 27 de março, então programei a postagem para a próxima data do próximo ano, daqui há quase um ano, 11 meses, mais especificamente, enfim. Essas datas são ótimas oportunidade para quem é escritor e leitor incentivar o hábito da leitura por meio de indicações literárias temáticas. No Dia do Teatro, por exemplo e especificamente, podemos falar sobre e indicar os livros do gênero teatro que já lemos. Temos também o Dia Nacional das Flores, geralmente na época da Primavera em cada Hemisfério ou país, no qual podemos falar e indicar livros que tematizem as flores em suas histórias ou que tenham o nome de alguma flor em seus títulos. No Dia da Árvore, além de indicarmos livros que falem sobre as árvores em seus enredos, ainda é um ótimo ensejo também para incentivarmos a preservação, ensinarmos ou passarmos a mensagem da importância da preservação das árvores para o meio-ambiente em geral.
Aqui no blog Cartas da Gleize e como autora do blog, eu estou sempre aproveitando essas datas comemorativas para estar falando sobre livros e escritores, incentivando o hábito da leitura e fazendo indicações literárias. Se eu quero ser escritora como eu quero e que as pessoas leiam os meus livros, antes eu tenho que pregar e incentivar a leitura, eu tenho que trabalhar para isso. Do contrário, como vou querer ter sucesso com as vendas dos meus livros? Não tem como sonhar e ver o sonho realizado se não trabalhar por isso.
Vejo uns artistas, geralmente atores e cantores, lançarem livros pela primeira vez querendo e pedindo pelo amor de Deus que todo mundo compre os seus livros, querendo obter venda e lucro com isso... mas, como, se eles nunca incentivaram o hábito da leitura antes?! Como, se eles nunca apareceram com livros ou falaram sobre livros em suas redes sociais?! Como, se eles não trabalharam por isso antes e se nunca apoiaram escritores que estão nessa estrada há muito mais tempo do que eles e nunca sequer apoiaram a leitura?! Se nunca trabalharam pela difusão da leitura?!
Aí depois vão dizer que o Brasil é um país que não lê! Que as pessoas no Brasil não compram livros, que é difícil vender livros e viver da venda de livros no Brasil, porque ninguém lê! Mas quem faz o país leitor somos nós! É responsabilidade nossa, nós, que fomos e que somos alfabetizados, que sabemos ler, trabalhar por isso! Cabe a nós, que já somos leitores e que somos escritores, trabalhar para mudar isso!
Antes de querermos vender os livros que escrevemos, temos que fazer com que as pessoas gostem de ler, espalhar o gosto pela leitura. É preciso preparar o terreno, limpar, arar a terra, semear... esperar com paciência e perseverança, para só depois de algum tempo colher as flores, as rosas. É assim no campo. É assim no mundo da escrita literária.

~Cartas da Gleize. 🎀

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem-vindos e havendo comentários nas postagens, respondo a todos; seja uma resposta curta ou extensa, da minha parte, eu nunca deixo alguém sem uma resposta. ♡♡♡
Então se quiser, deixe um comentário, que adorarei interagir com quem lê o que é publicado aqui.
E se quiser saber a minha resposta ao seu comentário, clica no quadradinho 'Notifique-me' e a resposta, ao ser publicada aqui, chegará também ao seu endereço eletrônico. 🙂
E deixa o link do seu blog, caso tenha, para que eu possa retribuir a visita depois. Será um prazer!
Eu gosto de conhecer outros blogs e ver o que há de novo por aí! 😉
Relembrando que não é necessário ter blog para postar comentários e também pode comentar no modo anônimo, desde que seja respeitoso(a) ao se expressar.

Comentários só relativos às postagens, por gentileza! Comentários que distorçam dos temas das postagens não serão publicados! Se têm outro assunto a tratar, há um formulário de contato na lateral do blog exatamente para isso, contate-me por lá! Receberei e responderei por e-mail, caso necessite de resposta!

* Os comentários feitos passarão pela moderação antes de serem publicados, é para evitar vandalismo. 😉 Assim que vistos e lidos, serão postados e respondidos o mais rápido possível.