Postagem em destaque:

Contribuições.

segunda-feira, 4 de abril de 2022

Livro: Vinho da Noite, de Caíque Ferreira.

Brasil.
Segunda-feira, 04 de abril de 2022.
07:00 da manhã.

Conheçam o livro Vinho da Noite, de Carlos Henrique Ferreira da Costa, o já falecido ator, cantor, diretor, bailarino, modelo, artista plástico e escritor Caíque Ferreira, como era mais conhecido, e que eu tenho visto na novela Amor com Amor se Paga, de 1984, a qual tenho acompanhado desde o capítulo 44, desde janeiro desse ano, no Canal Viva, em reprise, no horário de 02:15 da tarde ou de madrugada, a partir de 00:30, desde 15/11/2021; perdi alguns capítulos do final de fevereiro até o começo de março, os capítulos 80 a 90 e talvez alguns dos 70, e voltei a acompanhar a partir do capítulo 100. Ao vê-lo nessa novela interpretando o encantador personagem Gustavo/José Luiz eu tive a impressão de já tê-lo visto em alguma teleprodução, alguma novela da Globo, mas vendo a lista de novelas nas quais ele atuou eu vi que eu ainda não assisti à nenhuma daquelas, exceto Amor com Amor se Paga, agora. Talvez o tenha visto em algum filme. Não sei. Enfim. Só sei que a sensação que eu tive ao vê-lo pela primeira vez na novela e tenho é de que eu já conhecia aquele rosto da tevê.
Pouco antes da sua morte, alguns sites falam 'algumas semanas antes da morte dele', o ator deixou ao mundo e entregou à editora que os publicou os originais de um romance de sua autoria, intitulado Vinho da Noite, baseado em sua própria experiência na vida, contando a história de um homem de meia-idade, que entra em crise existencial quando descobre ter uma doença terminal e que está condenado a morrer. O livro não é autobiográfico, mas conta uma história parecida com a sua.
Caíque Ferreira faleceu aos 39 anos, vítima de complicações da AIDS, uma semana após a atriz Cláudia Magno, que faleceu de complicações da mesma doença, sendo mais um ator da Globo, entre vários, sei de uma lista*,  contaminado e morto precocemente pela doença entre os anos ou décadas de 1980 e 1990.
Caíque Ferreira era homossexual e seu companheiro faleceu também de AIDS seis anos antes dele, em 1988.
Sabemos como foi a explosão da AIDS no mundo durante essas duas décadas, não é mesmo? É triste pensar que muitas pessoas e artistas queridos e admiráveis, muitos deles jovens na época, em plena flor da mocidade como diz a minha mãe, poderiam estar aí vivos até hoje e não estão por causa dessa doença.
Se no fim do século 19 os escritores e artistas morriam jovens, aos 20, 30 anos, principalmente por causa da tuberculose, contraída nas noites boêmias, no fim do século 20 os atores, cantores e artistas morriam aos 30, 40 anos, de AIDS.
A AIDS no princípio veio mostrar ao mundo e continua mostrando uma triste realidade sobre a liberacão sexual, e não me refiro ao homossexualismo; deixou exposta, escancarou, a infidelidade, o problema de se fazer sexo com um e com outro, sem compromisso e responsanilidade, sem se proteger e sem ser casado e fiel ao matrimônio. Fico me perguntando então e a partir dessa triste constatação do que os jovens morrerão no fim do século 21. Qual será o mal que os atingirá? Porque já no fim do início desse século já temos doenças como a Covid-19, que está comendo no Centro! Devastando o mundo. Ceifando vidas.

[Imagem - Fonte: Hi7.co]

Saiba mais sobre o ator Caíque Ferreira:

Veja também no blog:
~Cartas da Gleize. 💌

2 comentários:

  1. * Essa é a lista dos artistas (só brasileiros!), que eu me lembro agora, que, fora o Caíque Ferreira, retratado na postagem em questão, mas incluindo ele também à lista, eu conheço que morreram vítimas de AIDS (alguns não foram contemporâneos meus, alguns ainda eram vivos quando eu nasci e morreram depois, como é o caso do próprio Caíque Ferreira e da Cláudia Magno, que faleceram em 94, do Renato Russo e do Caio Fernando Abreu, que faleceram em 96, do Thales Pan Chacon, que faleceu em 97, e da Sandra Bréa, que faleceu em 2000, quando eu respirei pela primeira vez no mundo e continuei (respirando) eles ainda estavam respirando...):

    1 Cazuza - cantor - 1990.
    2 Thales Pan Chacon - ator - 1997.
    3 Lauro Corona - ator - 1989.
    4 Sandra Bréa - atriz - 2000.
    5 Cláudia Magno - atriz - 1994.
    6 Caíque Ferreira - ator - 1994.
    7 Marcelo Ibrahim - ator - 1986.
    8 Renato Russo - cantor - 1996.
    9 Caio Fernando Abreu - escritor - 1996.

    Essa foi a forma que eu listei tais artistas, conforme fui lembrando.
    Mas a ordem cronológica de suas mortes e em relação uns aos outros é:

    1 Marcelo Ibrahim - ator - 1986.
    2 Lauro Corona - ator - 1989.
    3 Cazuza - cantor - 1990.
    4 Cláudia Magno - atriz - 1994.
    5 Caíque Ferreira - ator - 1994.
    6 Caio Fernando Abreu - escritor - 1996.
    7 Renato Russo - cantor - 1996.
    8 Thales Pan Chacon - ator - 1997.
    9 Sandra Bréa - atriz - 2000.

    No caso dos atores eu os conheço de ter crescido ouvindo falar deles na tevê e em casa por membros da minha família e depois, da minha adolescência pra cá, tive a oportunidade de assistir a todos eles em reprises de telenovelas, dos anos '70, '80 e '90. No caso dos cantores eu também cresci ouvindo falar sobre eles e ouvindo suas próprias vozes, através de suas músicas, deixadas ao mundo. E no caso do escritor, único na lista, acho que eu o conheci através de citações na rede social facebook alguns anos atrás.
    Eu estava tentando lembrar o nome da atriz Chris Pitsch, que faleceu em 1995, que vários anos atrás, em 2006, ao assistir à reprise da novela A Viagem (1994), a qual fez parte do elenco, pela primeira vez, eu achava que se parecia com a Angélica e foi quando eu soube também que ela já era falecida, para acrescentar à lista, porque por ter morrido tão nova, aos 24 anos de idade e nos anos '90, eu pensei que ela tinha sido mais uma vítima fatal da AIDS, mas ela faleceu de infarto. 🌺

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 de dezembro é o Dia Mundial de Combate à AIDS, cujo dia e mês são simbolizados pelo Dezembro Vermelho. Então cuidem-se, protejam-se e cuidem de quem vocês amam. 🎀 Agora não é dezembro, mas fica a mensagem, porque, afinal, o dia de se proteger contra mais essa doença é todo dia. E sejamos fieis, fieis a quem amamos. Sendo fieis estaremos descartando das nossas vidas quaisquer problemas a mais que porventura apareçam querendo mudar o rumo delas para mal.

      Excluir

Comentários são bem-vindos e havendo comentários nas postagens, respondo a todos; seja uma resposta curta ou extensa, da minha parte, eu nunca deixo alguém sem uma resposta. ♡♡♡
Então se quiser, deixe um comentário, que adorarei interagir com quem lê o que é publicado aqui.
E se quiser saber a minha resposta ao seu comentário, clica no quadradinho 'Notifique-me' e a resposta, ao ser publicada aqui, chegará também ao seu endereço eletrônico. 🙂
E deixa o link do seu blog, caso tenha, para que eu possa retribuir a visita depois. Será um prazer!
Eu gosto de conhecer outros blogs e ver o que há de novo por aí! 😉
Relembrando que não é necessário ter blog para postar comentários e também pode comentar no modo anônimo, desde que seja respeitoso(a) ao se expressar.

Comentários só relativos às postagens, por gentileza! Comentários que distorçam dos temas das postagens não serão publicados! Se têm outro assunto a tratar, há um formulário de contato na lateral do blog exatamente para isso, contate-me por lá! Receberei e responderei por e-mail, caso necessite de resposta!

* Os comentários feitos passarão pela moderação antes de serem publicados, é para evitar vandalismo. 😉 Assim que vistos e lidos, serão postados e respondidos o mais rápido possível.