Postagem em destaque:

Contribuições/Doações/Apoio financeiro.

segunda-feira, 4 de abril de 2022

Livro: Vinho da Noite, de Caíque Ferreira.

Brasil.
Segunda-feira, 04 de abril de 2022.
07:00 da manhã.

Conheçam o livro Vinho da Noite, de Carlos Henrique Ferreira da Costa, o já falecido ator, cantor, diretor, bailarino, modelo, artista plástico e escritor Caíque Ferreira, como era mais conhecido, e que eu tenho visto na novela Amor com Amor se Paga, de 1984, a qual tenho acompanhado desde o capítulo 44, desde janeiro desse ano, no Canal Viva, em reprise, no horário de 02:15 da tarde ou de madrugada, a partir de 00:30, desde 15/11/2021; perdi alguns capítulos do final de fevereiro até o começo de março, os capítulos 80 a 90 e talvez alguns dos 70, e voltei a acompanhar a partir do capítulo 100. Ao vê-lo nessa novela interpretando o encantador personagem Gustavo/José Luiz eu tive a impressão de já tê-lo visto em alguma teleprodução, alguma novela da Globo, mas vendo a lista de novelas nas quais ele atuou eu vi que eu ainda não assisti à nenhuma daquelas, exceto Amor com Amor se Paga, agora. Talvez o tenha visto em algum filme. Não sei. Enfim. Só sei que a sensação que eu tive ao vê-lo pela primeira vez na novela e tenho é de que eu já conhecia aquele rosto da tevê.
Pouco antes da sua morte, alguns sites falam 'algumas semanas antes da morte dele', o ator deixou ao mundo e entregou à editora que os publicou os originais de um romance de sua autoria, intitulado Vinho da Noite, baseado em sua própria experiência na vida, contando a história de um homem de meia-idade, que entra em crise existencial quando descobre ter uma doença terminal e que está condenado a morrer. O livro não é autobiográfico, mas conta uma história parecida com a sua.
Caíque Ferreira faleceu aos 39 anos, vítima de complicações da AIDS, uma semana após a atriz Cláudia Magno, que faleceu de complicações da mesma doença, sendo mais um ator da Globo, entre vários, sei de uma lista*,  contaminado e morto precocemente pela doença entre os anos ou décadas de 1980 e 1990.
Caíque Ferreira era homossexual e seu companheiro faleceu também de AIDS seis anos antes dele, em 1988.
Sabemos como foi a explosão da AIDS no mundo durante essas duas décadas, não é mesmo? É triste pensar que muitas pessoas e artistas queridos e admiráveis, muitos deles jovens na época, em plena flor da mocidade como diz a minha mãe, poderiam estar aí vivos até hoje e não estão por causa dessa doença.
Se no fim do século 19 os escritores e artistas morriam jovens, aos 20, 30 anos, principalmente por causa da tuberculose, contraída nas noites boêmias, no fim do século 20 os atores, cantores e artistas morriam aos 30, 40 anos, de AIDS.
A AIDS no princípio veio mostrar ao mundo e continua mostrando uma triste realidade sobre a liberacão sexual, e não me refiro ao homossexualismo; deixou exposta, escancarou, a infidelidade, o problema de se fazer sexo com um e com outro, sem compromisso e responsanilidade, sem se proteger e sem ser casado e fiel ao matrimônio. Fico me perguntando então e a partir dessa triste constatação do que os jovens morrerão no fim do século 21. Qual será o mal que os atingirá? Porque já no fim do início desse século já temos doenças como a Covid-19, que está comendo no Centro! Devastando o mundo. Ceifando vidas.

[Imagem - Fonte: Hi7.co]

Saiba mais sobre o ator Caíque Ferreira:

Veja também no blog:
~Cartas da Gleize. 💌

2 comentários:

  1. * Essa é a lista dos artistas (só brasileiros!), que eu me lembro agora, que, fora o Caíque Ferreira, retratado na postagem em questão, mas incluindo ele também à lista, eu conheço que morreram vítimas de AIDS (alguns não foram contemporâneos meus, alguns ainda eram vivos quando eu nasci e morreram depois, como é o caso do próprio Caíque Ferreira e da Cláudia Magno, que faleceram em 94, do Renato Russo e do Caio Fernando Abreu, que faleceram em 96, do Thales Pan Chacon, que faleceu em 97, e da Sandra Bréa, que faleceu em 2000, quando eu respirei pela primeira vez no mundo e continuei (respirando) eles ainda estavam respirando...):

    1 Cazuza - cantor - 1990.
    2 Thales Pan Chacon - ator - 1997.
    3 Lauro Corona - ator - 1989.
    4 Sandra Bréa - atriz - 2000.
    5 Cláudia Magno - atriz - 1994.
    6 Caíque Ferreira - ator - 1994.
    7 Marcelo Ibrahim - ator - 1986.
    8 Renato Russo - cantor - 1996.
    9 Caio Fernando Abreu - escritor - 1996.

    Essa foi a forma que eu listei tais artistas, conforme fui lembrando.
    Mas a ordem cronológica de suas mortes e em relação uns aos outros é:

    1 Marcelo Ibrahim - ator - 1986.
    2 Lauro Corona - ator - 1989.
    3 Cazuza - cantor - 1990.
    4 Cláudia Magno - atriz - 1994.
    5 Caíque Ferreira - ator - 1994.
    6 Caio Fernando Abreu - escritor - 1996.
    7 Renato Russo - cantor - 1996.
    8 Thales Pan Chacon - ator - 1997.
    9 Sandra Bréa - atriz - 2000.

    No caso dos atores eu os conheço de ter crescido ouvindo falar deles na tevê e em casa por membros da minha família e depois, da minha adolescência pra cá, tive a oportunidade de assistir a todos eles em reprises de telenovelas, dos anos '70, '80 e '90. No caso dos cantores eu também cresci ouvindo falar sobre eles e ouvindo suas próprias vozes, através de suas músicas, deixadas ao mundo. E no caso do escritor, único na lista, acho que eu o conheci através de citações na rede social facebook alguns anos atrás.
    Eu estava tentando lembrar o nome da atriz Chris Pitsch, que faleceu em 1995, que vários anos atrás, em 2006, ao assistir à reprise da novela A Viagem (1994), a qual fez parte do elenco, pela primeira vez, eu achava que se parecia com a Angélica e foi quando eu soube também que ela já era falecida, para acrescentar à lista, porque por ter morrido tão nova, aos 24 anos de idade e nos anos '90, eu pensei que ela tinha sido mais uma vítima fatal da AIDS, mas ela faleceu de infarto. 🌺

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 de dezembro é o Dia Mundial de Combate à AIDS, cujo dia e mês são simbolizados pelo Dezembro Vermelho. Então cuidem-se, protejam-se e cuidem de quem vocês amam. 🎀 Agora não é dezembro, mas fica a mensagem, porque, afinal, o dia de se proteger contra mais essa doença é todo dia. E sejamos fieis, fieis a quem amamos. Sendo fieis estaremos descartando das nossas vidas quaisquer problemas a mais que porventura apareçam querendo mudar o rumo delas para mal.

      Excluir

Comentários são bem-vindos e havendo comentários nas postagens, respondo a todos; seja uma resposta curta ou extensa, da minha parte, eu nunca deixo alguém sem uma resposta. ♡♡♡
Então se quiser, deixe um comentário, que adorarei interagir com quem lê o que é publicado aqui.
E se quiser saber a minha resposta ao seu comentário, clica no quadradinho 'Notifique-me' e a resposta, ao ser publicada aqui, chegará também ao seu endereço eletrônico. 🙂
E deixa o link do seu blog, caso tenha, para que eu possa retribuir a visita depois. Será um prazer!
Eu gosto de conhecer outros blogs e ver o que há de novo por aí! 😉
Relembrando que não é necessário ter blog para postar comentários e também pode comentar no modo anônimo, desde que seja respeitoso/a ao se expressar.

Comentários só relativos às postagens, por gentileza! Comentários que distorçam dos temas das postagens não serão publicados! Se têm outro assunto a tratar, há um formulário de contato na lateral do blog exatamente para isso, contate-me por lá! Receberei e responderei por e-mail, caso necessite de resposta!

Caso um comentário com caráter e conteúdo relevante não seja publicado, entre em contato e reclame para eu saber o que aconteceu, pois pode ser um erro técnico do Blogger.

* Os comentários feitos passarão pela moderação antes de serem publicados, é para evitar vandalismo. 😉 Assim que vistos e lidos, serão postados e respondidos o mais rápido possível.