Postagem em destaque:

Contribuições.

terça-feira, 16 de junho de 2020

Isso era o que eu deveria ter dito para evitar problemas. Mas eu aprendi a lição.

Mundo literário.


Brasil.
Terça-feira, 16 de junho de 2020.
04:30 a.m.

Me desculpa, mas eu não leio originais, não. Nem faço leitura crítica.
Eu sou escritora, não leitora beta.
Eu não leio originais.

~Cartas da Gleize. 💌

2 comentários:

  1. Olá, Rose!
    Talvez por ser também leitora beta, eu não entendi por que razão aprendeu a "lição" para evitar problemas. As pessoas ficaram irritadas pela crítica e começaram a falar mal?
    Quando um escritor é também leitor beta tem que saber diferenciar as duas coisas. Autor de um lado e leitor beta do outro. Não pode ser as duas coisas e uni-las ao mesmo tempo. Quando a pessoa une as duas coisas está sujeita a ser vitima da raiva de algum outro autor e as suas próprias histórias a serem "culpadas" pelo trabalho de leitor beta que o seu autor tem.
    Tem que existir um certo cuidado nisso.
    Eu, na verdade, nem sei por que falo isto, talvez o facto de ter ganho a fama de ser uma pessoa cruel tivesse vindo dos meus tempos como leitora beta em que criticava fanfics do Blogger, mas pelo menos acho que sempre soube dividir eu como autora e eu como leitora beta. Acho que isso ajuda.

    Boa Quarta- Feira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diana. Foi apenas uma experiência ruim que eu tive no passado.
      Muitas vezes, por uma pessoa ser escritora, ou aspirante à escritora, outros escritores pensam que por isso ela é também leitora crítica ou beta e então querem que ela leia os originais ou as páginas iniciais, os primeiros capítulos dos originais do livro que está escrevendo ou terminou de escrever. Só que nem sempre quem escreve tem o talento ou o dom de ler os textos que outras pessoas escreveram ou é realmente leitor beta para fazer bons comentários e nem sempre vai conseguir dizer o que aquele outro escritor quer ou necessita ouvir naquele momento para melhorar a história que escreveu ou sentir-se satisfeito pelo que escreveu.
      Por isso concordo com o que você falou sobre diferenciar e saber diferenciar o escritor do leitor beta e vice-versa, e na verdade tudo precisa ser separado mesmo, senão, dá problemas. E é por isso também que eu não me disponho, nunca me dispus e nem pretendo me dispor daqui para frente a atuar como leitora beta nos textos de outras pessoas, e sei que bem fazem aqueles escritores que também não leem, se recusam a ler ou já deixam esclarecido que não leem. Eu nunca me dispus, mas já fui procurada, solicitada, para atuar como beta num texto, o problema foi que eu não soube recusar, não soube dizer não (de qualquer forma, sei que mesmo se eu tivesse recusado, isso implicaria um problema, pois eu ficaria como a ruim da história porque não quis ajudar e a pessoa faria as mesmas coisas que fez por eu ter aceitado!); porque mesmo sabendo que não me sinto bem para realizar algo eu sempre tento ajudar quando vejo alguém precisando de ajuda ou quando me pedem, porque se não o faço depois fico com a culpa de que não ajudei alguém e isso também é um martírio; e isso (a postagem em questão) sai como (mais) um desabafo advindo de um pouco de experiência no mundo literário. Eu sou apenas uma aspirante à escritora e para mim está muito bom assim. 🙂
      Obrigada pela visita e comentário.
      Boa noite. ♡

      Excluir

Comentários são bem-vindos e havendo comentários nas postagens, respondo a todos; seja uma resposta curta ou extensa, da minha parte, eu nunca deixo alguém sem uma resposta. ♡♡♡
Então se quiser, deixe um comentário, que adorarei interagir com quem lê o que é publicado aqui.
E se quiser saber a minha resposta ao seu comentário, clica no quadradinho 'Notifique-me' e a resposta, ao ser publicada aqui, chegará também ao seu endereço eletrônico. 🙂
E deixa o link do seu blog, caso tenha, para que eu possa retribuir a visita depois. Será um prazer!
Eu gosto de conhecer outros blogs e ver o que há de novo por aí! 😉
Relembrando que não é necessário ter blog para postar comentários e também pode comentar no modo anônimo, desde que seja respeitoso(a) ao se expressar.

Comentários só relativos às postagens, por gentileza! Comentários que distorçam dos temas das postagens não serão publicados! Se têm outro assunto a tratar, há um formulário de contato na lateral do blog exatamente para isso, contate-me por lá! Receberei e responderei por e-mail, caso necessite de resposta!

* Os comentários feitos passarão pela moderação antes de serem publicados, é para evitar vandalismo. 😉 Assim que vistos e lidos, serão postados e respondidos o mais rápido possível.