Postagem em destaque:

Contribuições.

terça-feira, 18 de agosto de 2020

Outro filme (fruto de adaptação literária) que pode despertar tanto o gosto pela leitura quanto o gosto pela escrita no público infantil.

Embora haja  partes no filme que devam ser desprezadas, como as partes em que a pequena protagonista fala mal dos coleguinhas de classe em seus cadernos-diários, incluindo seus dois melhores amigos, porque isso é algo que causa conflito social e na vida real os desfechos poderiam ser bem mais letais. Mas, feliz ou infelizmente, isso é o que dá o clímax à história.


Brasil.
Terça-feira, 18 de agosto de 2020.
04:30 a.m.

O filme A Pequena Espiã ou mesmo Harriet, a Espiã (1996), que também fez parte da minha infância e marcou a minha vida, assim como de muitas outras crianças da época e tal como o filme Matilda, é baseado no livro, de título: A Espiã, publicado em 1964.
Harriet (interpretada por Michelle Trachtenberg) é uma criança que adora escrever e sonha ser escritora quando crescer. Para dar início a esse caminho, ela sai explorando a região onde mora, nas horas livres, como uma espiã, sempre à espreita e bem equipada, e registrando tudo o que vê em seus diários. Entretanto, nesses diários secretos ela fala mal dos colegas de classe, critica até mesmo seus dois melhores amigos, Janie e Sport, alegando até a ajuda em dinheiro que lhes deu em algum momento e criticando também suas situações familiares-financeiras. Mas quando sua inimiga de classe encontra um de seus diários durante uma brincadeira envolvendo todos da classe num parque ou floresta, todos ficam sabendo do conteúdo dos manuscritos de Harriet, juntando-se e ficando todos contra ela, inclusive a Janie e o Sport. Ela, no entanto, decide se vingar.

[Imagem: Google Imagens.]

Como dito no começo dessa postagem a respeito da história em questão, existe o livro. Sua autora, Louise Fitzhugh.
Sinopse do livro: Decidida a se tornar uma escritora famosa e grande espiã internacional quando for adulta, a pequena Harriet, de onze anos, espiona a vida de todo o mundo, e tudo o que vê ela anota no seu secretíssimo caderninho. Um belo dia, porém, sua vida vira de ponta-cabeça. Seu caderninho é confiscado, os colegas a põem no gelo e a pessoa de quem ela mais gosta vai embora para sempre. E agora, como será que Harriet, a Espiã, enfrentará essa crise?
[Fonte: Companhia das Letras]

[Imagem: Cia das Letras.]

Outros filmes com Michelle Trachtenberg:
EuroTrip - Passaporte Para a Confusão (desprezando certas cenas desnecessárias, o filme ficaria muito bem sem elas ali...);
As novas aventuras de Riquinho;
Inspetor Bugiganga;
Sonhos no Gelo;
17 Outra Vez.

~Cartas da Gleize. 🕮

4 comentários:

  1. Boa tarde, Rose!
    Não sabia que o filme era uma adaptação.
    Sou muito fã da Michelle Trachtenberg. Ela marcou muito a minha infância/pré-adolescência. Sempre vi filmes onde ela estava.

    Boa Terça!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sílvia!
      É, vamos descobrindo com o passar do tempo que vários filmes que assistimos são adaptações literárias.
      Gosto um pouco da Michelle Trachtenberg também, embora eu conheça muito pouco, quase nada, sobre ela. Marcou a minha infância também, principalmente por causa desse filme e depois dos outros que destaquei ao fim da postagem. Gosto da atuação dela nesses filmes. :)
      Obrigada pela passagem por aqui. Uma boa noite para você! :)

      Excluir
  2. Olá, Rose!
    Igual à Sílvia, também a atriz marcou a minha infância/pré-adolescência. Eu cresci a ver a série Buffy com a Sarah Michelle Gellar. A Michelle fazia de irmã da protagonista.
    Também não sabia que esse filme era uma adaptação.

    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diana!
      Acho que eu já ouvi falarem antes dessa série que você citou, mas não de ter assistido, nunca assisti. Mas fui pesquisar na internet agora para relembrar e me pareceu interessante.
      Eu fiquei sabendo há pouco tempo também que esse filme é uma adaptação literária, muitos anos depois de ter assistido ao filme; foi na estante de uma amiga no Skoob, vi que ela tinha marcado o livro como lido e foi assim que fiquei sabendo. E... eu sempre acabo assistindo ao filme antes de ler ou mesmo saber que existe o livro e sobre várias histórias que são adaptadas para o cinema eu só fico sabendo que existe o livro através do filme mesmo. Acho que com muitas outras pessoas também é assim. Primeiro a gente assiste ao filme e depois fica sabendo que existe o livro. Enfim. :)
      Tenha uma boa quinta-feira! 🌺🌺🌺

      Excluir

Comentários são bem-vindos e havendo comentários nas postagens, respondo a todos; seja uma resposta curta ou extensa, da minha parte, eu nunca deixo alguém sem uma resposta. ♡♡♡
Então se quiser, deixe um comentário, que adorarei interagir com quem lê o que é publicado aqui.
E se quiser saber a minha resposta ao seu comentário, clica no quadradinho 'Notifique-me' e a resposta, ao ser publicada aqui, chegará também ao seu endereço eletrônico. 🙂
E deixa o link do seu blog, caso tenha, para que eu possa retribuir a visita depois. Será um prazer!
Eu gosto de conhecer outros blogs e ver o que há de novo por aí! 😉
Relembrando que não é necessário ter blog para postar comentários e também pode comentar no modo anônimo, desde que seja respeitoso(a) ao se expressar.

Comentários só relativos às postagens, por gentileza! Comentários que distorçam dos temas das postagens não serão publicados! Se têm outro assunto a tratar, há um formulário de contato na lateral do blog exatamente para isso, contate-me por lá! Receberei e responderei por e-mail, caso necessite de resposta!

* Os comentários feitos passarão pela moderação antes de serem publicados, é para evitar vandalismo. 😉 Assim que vistos e lidos, serão postados e respondidos o mais rápido possível.