Postagem em destaque:

Contribuições.

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Um filme que pode incentivar o hábito da leitura já na infância.

Para crianças.


Brasil.
Quarta-feira, 12 de agosto de 2020.
04:30 a.m.

O filme Matilda (1996), um dos filmes que eu assistia na minha infância (e também na adolescência e já agora na fase adulta, e sei que fez parte da vida e das tardes de muitas outras crianças também que cresceram nos anos 1990 e 2000 mundo afora e Brasil adentro!) na Sessão da Tarde, da Globo, é um filme que pode incentivar o hábito da leitura já na infância.
Diferente do restante de sua família, aos 4 anos de idade a menina Matilda (personagem interpretada por Mara Wilson) pede ao pai um livro, e como ele a ignora, não realizando o desejo da filha, ela não desiste e arranja um jeito de conseguir livros sozinha para ler. Matilda encontra o nome e o endereço de uma Biblioteca Pública num jornal e vai até lá sozinha, onde passa a pegar livros emprestados para ler lá e até levar para casa.
"Autodidata", ela aprende a ler sozinha e aos 6 anos de idade pede aos pais para matricularem-na na escola.


Sinopse: Obrigada a frequentar um colégio infernal, menina desenvolve poderes mágicos que usa para acertar as contas com a diretora e seus colegas indesejáveis. [Fonte: Net Tv.]
Gêneros: Comédia, infantil, fantasia, conto de fadas.



E tem o livro. (Que eu ainda não li, mas indico, pois suponho que seja tão bom quanto o filme! 🙂) E sobre o livro, ele foi publicado em 1988, ou seja, antes do filme ser produzido e lançado, sendo o filme, então, uma adaptação literária. Seu autor: Roald Dahl. Há várias edições internacionais, dentre as quais eu escolhi esta para ilustrar aqui.:


[Imagem: Amazon.]

Sinopse: Matilda adorava ler. Passava horas na biblioteca, lendo um livro atrás do outro. Mas, quanto mais ela lia e aprendia, mais aumentava seus problemas. Os pais viam televisão o tempo todo e achavam muito estranho uma menina gostar tanto de ler. A diretora da escola achava Matilda uma fingida, pois ela não acreditava que uma criança tão nova pudesse saber tantas coisas. Depois de mil peripécias, em que tentou se livrar da tirania dos pais e da diretora, Matilda acabou encontrando a compreensão de uma professora, srta. Mel, com quem foi morar. [Fonte: Skoob.]
Mais informações sobre o livro: Matilda.

➡️ Vocês conhecem o filme Matilda? ✅

Outros filmes com Mara Wilson: (Já assisti!):
Uma babá quase perfeita;
Um passe de mágica;
Milagre na Rua 34.

~Cartas da Gleize. 🎬📺🕮

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem-vindos e havendo comentários nas postagens, respondo a todos; seja uma resposta curta ou extensa, da minha parte, eu nunca deixo alguém sem uma resposta. ♡♡♡
Então se quiser, deixe um comentário, que adorarei interagir com quem lê o que é publicado aqui.
E se quiser saber a minha resposta ao seu comentário, clica no quadradinho 'Notifique-me' e a resposta, ao ser publicada aqui, chegará também ao seu endereço eletrônico. 🙂
E deixa o link do seu blog, caso tenha, para que eu possa retribuir a visita depois. Será um prazer!
Eu gosto de conhecer outros blogs e ver o que há de novo por aí! 😉
Relembrando que não é necessário ter blog para postar comentários e também pode comentar no modo anônimo, desde que seja respeitoso(a) ao se expressar.

Comentários só relativos às postagens, por gentileza! Comentários que distorçam dos temas das postagens não serão publicados! Se têm outro assunto a tratar, há um formulário de contato na lateral do blog exatamente para isso, contate-me por lá! Receberei e responderei por e-mail, caso necessite de resposta!

* Os comentários feitos passarão pela moderação antes de serem publicados, é para evitar vandalismo. 😉 Assim que vistos e lidos, serão postados e respondidos o mais rápido possível.