Postagem em destaque:

Contribuições.

sábado, 23 de julho de 2022

Clube de Autores inicia operação em Portugal.

Literatura.


Brasil.
Sábado, 23 de julho de 2022.
05:00 da tarde.

A maior plataforma de autopublicação da América Latina quer entrar no mercado europeu. Começando por Portugal e Espanha. A questão do idioma foi fundamental para facilitar a introdução no mercado.
Em terra portuguesa, o CEO Ricardo Almeida explica os próximos passos da empresa do outro lado do Atlântico.
A notícia é do site PublishNews.

Veja também no blog Cartas da Gleize:

~Cartas da Gleize. 💌

5 comentários:

  1. Olá, Rose!
    Eu vi a notícia. Sendo Clube de Autores uma plataforma de autopublicação fiquei surpreendida pela aposta em Portugal. Não conheço o mercado espanhol, mas o português é medíocre em autopublicação. Talvez seja até praticamente inexistente. Mas acredito que não perderiam dinheiro dessa forma. Vou ver no que vai dar esse avanço por aqui.

    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diana! 💐
      Desde que eu eu comecei a escrever e até pouco tempo atrás eu sempre pensei que publicaria as minhas histórias com editoras tradicionais/comerciais e a minha intenção era esta. Mas mudei de ideia, porque cheguei a um ponto no qual não dá mais pra ficar tentando, perguntando e esperando respostas de editoras sobre análises de originais, principalmente depois que a pandemia começou. Isso só veio a piorar o que já não era ou não estava bom. Eu quero participar de alguns dos grandes concursos literários do país, o Prêmio Jabuti é um deles, e para alguns sem ter um livro publicado é impossível, porque há os que querem originais, inéditos, ainda não lançados em nenhum lugar, e há os específicos para autores publicados ou recém-publicados, que publicaram um livro no ano anterior ao ano no qual o concurso ocorre e é isso que eu quero tentar e apostar agora. Já tenho participado de alguns com os originais dos meus livros; agora mesmo estou inscrita em um e aguardando o resultado dele, que deve sair no final de novembro, mas quero arriscar mais, tentar algo maior, dar passos grandes, para tentar alcançar visibilidade e atrair olhares de editores e leitores para mim e meus livros, meus escritos. Decidi que eu vou publicar por meio de uma editora independente, e não a história que eu sonhei "a vida toda" até aqui, e ainda vou falar dela (da editora) por aqui numa postagem para anunciar isso. Já comecei a falar dela na verdade e aos poucos. Depois, se as editoras maiores quiserem que venham atrás.

      Excluir
    2. Que bom que a plataforma Clube de Autores está chegando aí em Portugal e espero que outras plataformas de autopublicação e editoras independentes também sigam os passos dela e cheguem por aí, e que também inspirem os portugueses a abrirem e terem as suas próprias plataformas de autopublicação e editoras independentes. Realmente não dá mais pra ficar tentando, buscando e esperando respostas de editoras comerciais, que tanto podem não vir, como podem vir acompanhadas de um tremendo 'Não!'. Há também muita enrolação, as desculpas esfarrapadas, que vêm junto com as respostas. Tem muita gente escrevendo e publicando livros, tem havido uma explosão de escritores e livros surgindo, e quando tem muita gente escrevendo e publicando livros o campo precisa ser aberto, expandido, não pode ser contido, e acho que as plataformas de autopublicação e editoras independentes vêm surgindo para isso mesmo, para abrirem o caminho para aqueles autores, como eu, e livros, como os meus, que não conseguem espaço nas grandes editoras.
      Vamos ver no que vai dar isso também. :)

      Obrigada pela visita e comentário. Volte sempre e bom domingo! 💌💕

      Excluir
    3. Olá, Rose!
      O mercado editorial brasileiro é diferente do português. Aí para conseguirem chegar a uma editora com "nome" precisam de participar de concursos, desafios e conseguirem ter um bom networking primeiro. Aqui em Portugal as coisas são um pouco diferentes. Existe uma grande variedade de editoras que trabalham de formas distintas, fazendo com que as edições independentes sejam praticamente nulas. Enquanto isso, o mercado independente no Brasil aumenta e cada vez mais vemos livros a serem vendidos na Amazon, por exemplo.
      Ou seja, para os autores portugueses a opção de mercado independente nem é uma grande opção, já que não há venda. Temos editoras que podem nos apoiar, consoante as nossas necessidades no momento, por esse motivo é que a plataforma Clube de Autores chegar aqui é estranho. Claro que é uma boa notícia, assim abre-se a opção de mercado independente e os autores que queiram livremente vender as suas obras por entre os países que falam a língua portuguesa têm uma maior opção, mas é sempre um começo em Portugal.

      Boa Semana!

      Excluir
    4. Aproveitando a conversa sobre as editoras aí em Portugal, me tira uma dúvida? Aí em Portugal vocês têm acesso à Amazon, isto é, a Amazon já chegou a Portugal? Vocês podem comprar e colocar produtos à venda na plataforma através daí, Diana?
      Boa semana! 💐

      Excluir

Comentários são bem-vindos e havendo comentários nas postagens, respondo a todos; seja uma resposta curta ou extensa, da minha parte, eu nunca deixo alguém sem uma resposta. ♡♡♡
Então se quiser, deixe um comentário, que adorarei interagir com quem lê o que é publicado aqui.
E se quiser saber a minha resposta ao seu comentário, clica no quadradinho 'Notifique-me' e a resposta, ao ser publicada aqui, chegará também ao seu endereço eletrônico. 🙂
E deixa o link do seu blog, caso tenha, para que eu possa retribuir a visita depois. Será um prazer!
Eu gosto de conhecer outros blogs e ver o que há de novo por aí! 😉
Relembrando que não é necessário ter blog para postar comentários e também pode comentar no modo anônimo, desde que seja respeitoso(a) ao se expressar.

Comentários só relativos às postagens, por gentileza! Comentários que distorçam dos temas das postagens não serão publicados! Se têm outro assunto a tratar, há um formulário de contato na lateral do blog exatamente para isso, contate-me por lá! Receberei e responderei por e-mail, caso necessite de resposta!

* Os comentários feitos passarão pela moderação antes de serem publicados, é para evitar vandalismo. 😉 Assim que vistos e lidos, serão postados e respondidos o mais rápido possível.