Postagem em destaque:

Contribuições.

domingo, 31 de julho de 2022

Cazuza e Otávio Müller.

Para encerrar o mês.


Brasil.
Domingo, 31 de julho de 2022.
03:00 da tarde.

Sabiam que o já falecido cantor Cazuza e  ator Otávio Müller eram primos?
Eu soube disso alguns poucos anos atrás, mas esqueci. Pude relembrar a respeito recentemente ao assitir ao programa Caldeirão com Mion, no qual o ator recordou o fato.
Otávio Müller eu conheci assistindo à novela Desejos de Mulher, em 2002, uma novela que eu tenho vontade de rever depois de tanto tempo. Cazuza eu conheci posteriormente de tanto ouvir falar dele nos programas de tevê; depois saiu o filme sobre ele também, de 2004, com Daniel de Oliveira no papel principal, o qual eu nunca assisti, porque nunca me chamou atenção. Depois o conheci pelas músicas dele, que comecei a ouvir pelas estações de rádio. De tempos em tempos e de repente eu estou ouvindo rádio e as músicas dele começam a tocar, deixando o momento agradável e tranquilo.
Da pessoa Cazuza eu não gosto e não tenho, nem nutro nenhuma admiração. Para mim, ele e tantos outros homens brancos criticam a burguesia quando eles próprios, em pessoa, são a própria burguesia. Falam dos privilégios de serem homens brancos e autocriticam, criticam outros homens brancos privilegiados, quando não são capazes de abandonarem ou abrirem mão dos seus privilégios em prol ou benefício de outros. Além disso, falam muito dele como se ele fosse exemplo de alguma coisa por causa das letras de músicas que ele escreveu, endeusando-o, mas ele não é exemplo de nada. Os heróis de Cazuza morreram de overdose e ele morreu vítima de complicações da AIDS. Eu entendo a AIDS como um sintoma da infidelidade. Que os fãs alucinados dele não me apedrejem e crussifiquem por isso. De todo modo, ele não deixa de ser um ícone da MPB, a Música Popular Brasileira. Outro dia, em abril ou maio, eu estava pesquisando sobre ele e ouvindo as músicas dele, vendo vídeos sobre ele no YouTube e vi um vídeo do final dos anos '80 no qual uma jornalista estranhamente dizia que o Cazuza era o "herdeiro de Caetano Veloso e de Gilberto Gil!". Mas como é que pode? O tal herdeiro morreu antes de seus 'de cujus', que não morreram ainda e vivem até hoje! Já o compositor, o poeta e o músico (não o artista, não o cantor!) eu admiro um pouco e tenho curiosidade de saber mais. Então dele eu gosto de ouvir as músicas Faz parte do meu show, O tempo não para, Bete Balanço, Codinome beija-flor, Preciso dizer que te amo, O nosso amor a gente inventa, Amor meu grande amor...


@CartasDaGleize. 💌

2 comentários:

  1. Olá, Gleize. Que interessante que os dois são primos. Eu não sabia. Gostava das músicas do Cazuza, mas da pessoa, acho que ele foi um garoto mimado, que fez o que fez porque era sim um homem branco e com grana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise!
      Eu também soube sobre os dois serem primos há não muito tempo e resolvi trazer essa curiosidade para cá, numa nova série de postagens nesse estilo para renovar o blog, dar novos ares a ele. Mais curiosidades vêm por aí, assim como outras já foram postadas.
      Estou de acordo com seu comentário.
      Obrigada pela visita e comentário. Volte sempre.
      Boas leituras para você! :)
      ~Cartas da Gleize. 💌💕

      Excluir

Comentários são bem-vindos e havendo comentários nas postagens, respondo a todos; seja uma resposta curta ou extensa, da minha parte, eu nunca deixo alguém sem uma resposta. ♡♡♡
Então se quiser, deixe um comentário, que adorarei interagir com quem lê o que é publicado aqui.
E se quiser saber a minha resposta ao seu comentário, clica no quadradinho 'Notifique-me' e a resposta, ao ser publicada aqui, chegará também ao seu endereço eletrônico. 🙂
E deixa o link do seu blog, caso tenha, para que eu possa retribuir a visita depois. Será um prazer!
Eu gosto de conhecer outros blogs e ver o que há de novo por aí! 😉
Relembrando que não é necessário ter blog para postar comentários e também pode comentar no modo anônimo, desde que seja respeitoso(a) ao se expressar.

Comentários só relativos às postagens, por gentileza! Comentários que distorçam dos temas das postagens não serão publicados! Se têm outro assunto a tratar, há um formulário de contato na lateral do blog exatamente para isso, contate-me por lá! Receberei e responderei por e-mail, caso necessite de resposta!

* Os comentários feitos passarão pela moderação antes de serem publicados, é para evitar vandalismo. 😉 Assim que vistos e lidos, serão postados e respondidos o mais rápido possível.