Postagem em destaque:

Contribuições.

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Mês da Consciência Negra.

Brasil.
Segunda-feira, 21 de novembro de 2022.
03:00 da tarde.

Ontem foi o Dia da Consciência Negra e eu não pude preparar nenhuma postagem especial com antecedência para comemorar a data. Estive o dia quase todo fora de casa, sem acesso à internet na rua, fazendo a prova do segundo dia do ENEM. Mas como todo o mês de novembro é celebrado o mês da Consciência Negra, hoje eu ainda posso fazer uma postagem a respeito.
Por que Consciência Negra e não "consciência humana" como já tentaram, ignorantemente, levantar tal movimento nas redes sociais mundo adentro da internet? Porque a consciência deve partir de nós negros. E eu sempre vou falar sobre isso nessa ocasião na tentativa de abrir mentes, assim como a minha mente tem se abrido com o meu desabrochar.
Eu acho bem feio quando alguém sem conhecimento nenhum no assunto faz uma postagem nas redes sociais no Dia da Consciência Negra dizendo que "o certo não é Consciência Negra, mas sim "consciência humana"". Isso é querer tentar desmerecer uma causa e toda uma luta por trás dela. Sim. Seria certo se a "consciência humana" realmente fosse praticada em prol uns dos outros e que abrangesse também o povo negro, só que ela não é, nunca foi e pelo visto, sem um Deus, nunca será praticada. Por isso, enquanto a "consciência humana" não for e não começar a ser praticada, o certo sempre será o termo Consciência Negra, sim. De nós para nós e por nós. Pela nossa sobrevivência. Pela perpetuação da nossa vida e raça.
~Se fôssemos ficar esperando a tal da "consciência humana" estaríamos vivendo em regime escravista até hoje!
Convido a todos que leram essa postagem a conhecerem os autores negros de livros e suas obras dos quais eu já falei aqui no blog, numa tentativa de divulgá-los e divulgar a literatura do povo negro, acessando o marcador: Literatura Negra. Isso é Consciência Negra. É o negro ter a consciência de que precisa ajudar os outros negros. Consciência Negra é os negros serem mais unidos e se ajudarem. E é isso o que eu tenho buscado fazer aqui no blog ao divulgar outros escritores e autores negros.


Veja também, no blog Cartas da Gleize:

Curta a página do blog no facebook para saber quando novas postagens forem publicadas no blog. Posso retribuir a curtida curtindo, por exemplo, uma página sua. Para isso, entre em contato e me indique qual é a página que você quer que eu curta. Cartas da Gleize.

~Cartas da Gleize. 💌💕

3 comentários:

  1. Oi Gleize.
    Bom dia.

    Aqui é Ana Virgínia, estou com problema no login do meu blogue.
    Vi seu comentário na postagem do blog filhadejose.blogspot.com.

    Sobre essa sua postagem.
    Eu concordo muito.
    Em nosso cotidiano encontramos muitas pessoas que não se aproximam da causa da "luta dos negros". Não consideram que o racismo existe e automaticamente não entendem o dia da consciência negra.

    Bom saber que você pensa como eu.

    Vi a sua postagem sobre a vaquinha para comprar o notebook.
    Achei super legal.
    Vou contribuir e ajudar a divulgar.

    O financiamento coletivo do Catarse (por onde quero publicar meu livro), é mais ou menos isso. Eu já fiz o orçamento com ilustradora, editora e gráfica. Estou com o valor total. Pelo Catarse vou fazer essa arrecadação. Quando os livros chegarem eu envio para quem apoiou.

    Eu já apoiei projetos assim. E acredito muito nessa rede de colaboração na internet.

    Quando eu postar sobre o andamento da publicação do meu livro, te falo, pra vc me ajudar a divulgar também.

    Se quiser entender mais sobre o Catarse, posso te explicar por email ou Whatsapp.

    A personagem do meu livro é uma menina negra, linda.
    A literatura infantil precisa de personagens negros, para que as crianças negras se sintam representadas.

    Abraço pra vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, AnaVi.
      Recentemente, no último mês, eu passei pelo mesmo problema com o login dos comentários nos blogs do Blogger ao trocar de celular. Até fiz algumas postagens no blog falando sobre isso, para ajudar outras pessoas que venham a passar pelo mesmo problema. Eu tentei tudo o que me recomendaram para solucionar o problema, excluí o histórico de navegação, os cookies, tentei resolver o problema dos cookies de terceiros, que eu pensei que estavam desativados, e nada funcionava. Resolvi o problema na semana passada trocando de navegador. É que eu estava usando o navegador simples de internet do celular e troquei para o navegador Chrome, que é mais potente. O problema com o login dos comentários, entretanto, ficou lá no outro navegador, sem resolução.
      Então vê qual é o navegador que você tem usado. Se não for o Chrome, vê se tem jeito de passar para ele. Qualquer coisa você também pode contar com o fórum de ajuda do Blogger e pedir ajuda lá. Nem todas as dúvidas e os problemas postados lá são respondidos e solucionados por lá, mas já é uma tentativa. Quando eu tenho problemas técnicos aqui com o blog eu sempre recorro ao fórum e peço ajuda lá. :)

      Quanto à questão da Consciência Negra, eu ainda sou uma aprendiz, mas vou lutando a respeito nas situações nas quais eu vejo que eu posso intervir e me manifestar, fazer a minha contribuição, no combate ao racismo.

      Sobre a vaquinha, eu agradeço muito e fico imensamente feliz, mas sinto a necessidade de dizer pra você contribuir apenas se o valor não for fazer falta e não for gerar problema pra você depois, pois sei que você leva uma vida nada fácil também. Se só compartilhasse as informações já seria uma grande ajuda. Mas se contribuir, eu espero estar por aqui caso um dia você também precise, queira Deus que não, queira Deus que você não venha a precisar, mas se um dia você precisar, eu espero estar aqui e poder ajudar em retribuição. Agora você me ajuda, outro dia quando você precisar e se eu puder ajudar eu ajudo você.

      A respeito da divulgação do seu livro, reitero aqui que o meu blog e as minhas redes sociais estão abertos para você e para te apoiar na divulgação, pois o blog hoje existe para isso também, embora eu não seja uma pessoa popular, com muitos seguidores na internet; pelo contrário, meu blog é simples, mas está de portas e braços abertos para ajudar a quem precisar. Visitantes eu sempre recebo por aqui. Pelo menos isso. Já é alguma coisa. :)
      E é verdade. A literatura infantil precisa de personagens e autores negros. Eu mesma cresci sem ter nenhuma referência de autores de livros infantis negros.
      Se quiser me contar mais sobre o seu livro e o projeto você pode me enviar mensagem por e-mail. Vou passar o meu endereço eletrônico no comentário abaixo e depois que você pegá-lo, peço que me avise, por favor, para eu removê-lo por motivo de segurança.

      Um grande abraço pra você.

      ~Cartas da Gleize. 💌💕

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir

Comentários são bem-vindos e havendo comentários nas postagens, respondo a todos; seja uma resposta curta ou extensa, da minha parte, eu nunca deixo alguém sem uma resposta. ♡♡♡
Então se quiser, deixe um comentário, que adorarei interagir com quem lê o que é publicado aqui.
E se quiser saber a minha resposta ao seu comentário, clica no quadradinho 'Notifique-me' e a resposta, ao ser publicada aqui, chegará também ao seu endereço eletrônico. 🙂
E deixa o link do seu blog, caso tenha, para que eu possa retribuir a visita depois. Será um prazer!
Eu gosto de conhecer outros blogs e ver o que há de novo por aí! 😉
Relembrando que não é necessário ter blog para postar comentários e também pode comentar no modo anônimo, desde que seja respeitoso(a) ao se expressar.

Comentários só relativos às postagens, por gentileza! Comentários que distorçam dos temas das postagens não serão publicados! Se têm outro assunto a tratar, há um formulário de contato na lateral do blog exatamente para isso, contate-me por lá! Receberei e responderei por e-mail, caso necessite de resposta!

* Os comentários feitos passarão pela moderação antes de serem publicados, é para evitar vandalismo. 😉 Assim que vistos e lidos, serão postados e respondidos o mais rápido possível.