Postagem em destaque:

Contribuições.

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

É assim que eu sou tratada nos grupos de escritores.

Brasil.
Quarta-feira, 26 de outubro de 2022.
06:00 da tarde.

E foi por essas e outras coisas desagradáveis que eu resolvi sair dos grupos de escritores. Porque eu não quero mais sofrer por coisas e situações como essa.
Os idealizadores dos grupos criam regras que eles mesmos não sabem usar e gerenciar depois.
E vou contar aqui algo que eu percebi que acontece comigo, não só nos grupos de escritores, mas nos grupos em geral que eu partico e já participei, seja de escritores, de novelas, de correspondência. Percebi que para ajudar eu sou ótima e super bem-vinda dentro dos grupos, mas que quando sou eu que preciso de ajuda, que faço postagens de dúvidas, pedindo ajuda, poucos membros respondem. 1, 2, 3... 6. Com os likes são a mesma coisa. Não chegam a 10 comentários e likes. Quando outras pessoas postam, sejam homens negros, sejam homens e mulheres brancos, são 20, 30, 40, 50 comentários e likes. 100, 200, 300, 400, 500. Há um super engajamento. E eles são mais respeitados, são levados a sério. Eu não pude concluir se isso que acontece comigo acontece com outras mulheres negras. Até porque poucas são as mulheres negras que eu vejo participarem em grupos. Uma ou outra que eu vejo se manifestar através de postagens. Eu não sinto ser bem-vinda e nem acolhida nos grupos e não importa o que eu faça de bom a eles eu pareço invisível desconhecida. Sou tratada com diferente indiferença. Será apenas porque as pessoas não me conhecem e não querem se envolver, mesmo num espaço aberto e voltado exatamente para isso, para uma troca entre pessoas, ou porque eu sou negra e as pessoas realmente são preconceituosas quanto a isso e não querem ajudar pessoas como eu?
Isso que aconteceu não é a primeira vez que acontece comigo. Já aconteceram repetidas vezes.
Sei que nem tudo é racismo e que sem dúvidas acontece com outras pessoas, de outros gêneros, classes, cores e raças, no caso de ter sido só um deslize, um vacilo sem motivo sério ou grave. Mas num grupo com moderadores todos brancos e se algo assim acontece comigo, sendo eu negra, eu vou pensar o quê? Por isso a inclusão social é importante. Pois se tivesse um negro de consciência na moderação  do grupo e de todo grupo isso não aconteceria. É por isso que a consciência negra importa (também). Não a "consciência humana", mas a consciência negra.
Quem não aprovou a minha postagem na moderação? Por que não aprovou?
Por que a mesma dúvida feita por outro membro foi aprovada e a minha, feita muitos meses antes da dele, não foi?



Veja também, no blog Cartas da Gleize:

Curta a página do blog no facebook para saber quando novas postagens forem publicadas no blog. Posso retribuir a curtida curtindo, por exemplo, uma página sua. Para isso, entre em contato e me indique qual é a página que você quer que eu curta. Cartas da Gleize.

~Cartas da Gleize. 💌💕

7 comentários:

  1. Olá Gleize, como vai ?
    Quero pedir desculpas pelo atraso em te responder, mas realmente só hoje descobri o seu comentário no meu blog.
    Que bom que você gostou do meu blog de receitas, agradeço pelo seu comentário. Também estou curtindo o seu blog e sim vou seguir você nas redes sociais.
    Quanto ao meu livro o ISBN dele é 978-65-00-28818-6. Ele está em PDF na Amazon.
    Felicidades e muitas boas realizações para você em toda a sua vida e em todos os seus objetivos. Abraços, Augusta/Blog PIC NIC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Augusta.
      Eu vou bem, graças a Deus, e espero que você também.
      Então, se você quiser uma interação entre blogs eu estou aqui. Aqui a gente se ajuda e cresce junto. Pelo menos eu aqui através desse meu blog procuro interagir e apoiar outros blogueiros através dos comentários, que podem ajudar muito na divulgação do blog, no crescimento dele, e até na possibilidade de se conseguir a monetização pelo Google AdSense, o que pode ser de grande ajuda financeira. :) Mas é sempre bom ter um retorno nos comentários e interações.
      Se você gostou do blog, por favor, siga-o. Eu sigo de volta.
      Um abraço e obrigada pelo retorno. Obrigada pelos votos de felicidades e boas realizações. Igualmente a você.
      Obrigada pela visita e comentário. Volte sempre.
      ~Cartas da Gleize. 💌💕

      Excluir
  2. Olá, Rose!
    Isso é muito triste. Eu sou moderadora de um grupo no Facebook, que até faz parte, chamado "A Fantástica Fábrica de Histórias" e sempre tento que não exista xenofobia e/ou racismo. Já aconteceram casos assim, pelo menos de xenofobia já ocorreu, e as pessoas foram excluídas e bloqueadas do grupo.

    Tem que existir liberdade, mas também respeito. Se o desrespeito vem da parte de uma editora, então é melhor o autor e leitor afastar-se.

    Bom Domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diana. Vou fazer uma atualização na postagem, porque eu entrei em contato com o pessoal da editora pela página dela no facebook, eles me responderam, e o erro, na minha conclusão, foi das duas partes; da deles e da minha; só que é difícil eles reconhecerem o erro deles. Eu reconheço o meu e vou falar aqui.
      Obrigada pela visita e comentário.
      Bom começo de semana! 💐
      💌💕

      Excluir
    2. Mas o caso do racismo nos grupos brasileiros eu já senti na pele (e imagino que a xenofobia é grande também). É por isso que estou me retirando de alguns grupos daqui onde sinto que isso é mais forte e me afeta mais.
      No grupo de escritores angolanos eu tenho me sentido bem melhor e inclusa, igual, porque a maioria dos membros lá são negros iguais a mim. Se chegar a haver alguma diferença e eu chegar a me estranhar com alguém por alguma questão em debate no grupo, essa questão não será porque eu sou negra, por causa da cor, poderá ser porque eu sou uma estrangeira, mas pela cor não será e isso é um alívio. Eles vão olhar a foto do meu perfil e não vão ver muita diferença, porque eu sou da mesma cor que eles. Porque aqui no Brasil eles olham a foto do perfil da pessoa primeiro para poder responder, ajudar, conversar.
      Então à medida que eu me afasto e saio dos grupos de escritores brasileiros eu me achego mais a esse grupo de escritores angolanos onde me convidaram para participar e fui aceita. O bom, e acho necessário falar sobre isso, é que não fui eu quem procurei esse grupo, foi o grupo que me procurou e eu aceitei participar. E no que eu puder contribuir com palavras e ideias lá eu vou contribuir e ajudar, vou passar minha experiência para eles. Eu estava meio tímida no começo até agora; agora é que eu estou começando a participar mais lá através dos comentários.
      Dos grupos de escritores que saí e antes de sair eu excluí todas as minhas contribuições lá que eu consegui. Deixei apenas no grupo onde você é moderadora os comentários que eu troquei com você, em respeito a você. Lá eu não fui desrespeitada em nenhum momento, que eu me recorde ou tenha notado, é um grupo muito bom e tranquilo até, a criadora administra bem e os membros não parecem ter um ego tão grande (mas eu participei pouco lá), mas eu quis sair, porque eu realmente saí de todos os grupos de escritores, Se não me aceitaram bem nos grupos, então é porque eles não precisam da minha contribuição. Vou prestar ajuda a quem realmente quer, precisa e merece.

      Excluir
    3. E eu ainda me esqueci de falar aqui do machismo que também rola nesses grupos. Quando veem que a pessoa do perfil de um post ou comentário é uma mulher, sendo homens, eles zoam, não levam a sério, vêm com piadas de mau gosto, com piadinhas de futebol...
      Claro que não são todos os homens que agem assim, mas um que faz já tem um peso enorme.

      Excluir
    4. Oi Rose!
      Não tinha reparado que tinha saído do grupo. Enfim... desde que não tenha sido por desrespeito, fico aliviada. Sempre que algum racismo ou xenofobia ocorre, a pessoa é logo banida do grupo e sem volta.
      Normalmente, grupos de escritores e leitores angolanos são mais abertos a diálogo. Isso é incrível! Triste que isso não acontece em todos os grupos.

      Boa Quinta-Feira!

      Excluir

Comentários são bem-vindos e havendo comentários nas postagens, respondo a todos; seja uma resposta curta ou extensa, da minha parte, eu nunca deixo alguém sem uma resposta. ♡♡♡
Então se quiser, deixe um comentário, que adorarei interagir com quem lê o que é publicado aqui.
E se quiser saber a minha resposta ao seu comentário, clica no quadradinho 'Notifique-me' e a resposta, ao ser publicada aqui, chegará também ao seu endereço eletrônico. 🙂
E deixa o link do seu blog, caso tenha, para que eu possa retribuir a visita depois. Será um prazer!
Eu gosto de conhecer outros blogs e ver o que há de novo por aí! 😉
Relembrando que não é necessário ter blog para postar comentários e também pode comentar no modo anônimo, desde que seja respeitoso(a) ao se expressar.

Comentários só relativos às postagens, por gentileza! Comentários que distorçam dos temas das postagens não serão publicados! Se têm outro assunto a tratar, há um formulário de contato na lateral do blog exatamente para isso, contate-me por lá! Receberei e responderei por e-mail, caso necessite de resposta!

* Os comentários feitos passarão pela moderação antes de serem publicados, é para evitar vandalismo. 😉 Assim que vistos e lidos, serão postados e respondidos o mais rápido possível.