Postagem em destaque:

Contribuições.

segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

Venda de livros em formato pdf.

Minha opinião.


Brasil.
Segunda-feira, 01 de janeiro de 2024.
08:00 da manhã.

Em meados de 2023 eu entrei em alguns grupos de livros em pdf para tentar encontrar e pegar com alguém alguns livros nesse formato que eu queria ler. Eu não gostava de ler em pdf pelo computador, mesmo que fosse portátil, notebook, antes de ter o meu segundo smartphone, esse por onde venho me comunicando desde o fim de 2022, no qual eu li do início ao fim os meus primeiros livros em pdf em 2023. Os três dos quatro foram de autoras negras, uma, africana nata e as outras duas, afrodescendentes. É que eu queria diversificar a minha leitura e ler mais livros de autores negros. Mas então vi que a leitura em formato pdf pelo smarthphone é muito melhor do que no notebook, é ótima e às vezes até melhor do que nos livros físicos.
Eu tinha e tenho os meus próprios prós e contras sobre a disponibilização (legal e ilegal) e a leitura de pdfs. Eu sou contra venderem ilegalmente livros em formato pdf, mas acho que a leitura de livros deve ser barateada e facilitada, acessível a todos, não importam os meios.
Fiquei triste de entrar em grupos de troca de livros em pdf e perceber que há pessoas ali dentro que vendem os livros, que os administradores estão envolvidos e que não adianta nada denunciar se quem deveria impedir que isso acontecesse faz parte disso e é quem vende. Eu não quis fazer parte disso e logo que percebi, sem ter chegado a solicitar ou enviar pdf para alguém como troca, saí de todos os grupos relacionados que entrei. Pode ser que um livro nesse formato que eu trocasse (uma ação feita gratuitamente) com alguém fosse ser vendido depois ao invés de ser passado para a frente de forma gratuita, eu pensei; talvez a pessoa nem lesse, nem estivesse interessada em lê-lo, mas só pegasse para fazer comércio com o pdf, para vendê-lo, e aí olha eu aí fazendo parte disso "inocente" e indiretamente...
Quando eu quiser ler um livro em pdf eu mesma irei à procura dele, sem comprar de ninguém que não seja o autor, sem pagar para lê-lo.
Não vendam e não comprem livros em pdf. Pois, além do dinheiro das vendas não ir parar nas mãos certas, que são as mãos dos autores dos livros, se a edição dos livros não forem autorizadas pelos seus autores, isso é crime!
Segundo um texto que eu li a respeito do tema, não é errado ou crime ler gratuitamente livros em pdf. Ninguém vai preso por ler ou ter lido livros em pdf. Crime é comercializar obras nesse formato sem a autorização dos autores ou de quem detém os direitos autorais sobre as obras.

Ficou curioso/a para saber quais foram os três primeiros livros que eu li em pdf?
Esses foram os quatro livros que eu li em formato pdf em 2023:
Sr. Daniels, da estadunidense Brittainy C. Cherry;
Com Quem Me Casei?, da angolana Naira Pinto ou Reinira28, como gosta de ser conhecida no mundo da literatura - livro que a própria autora disponibilizou em seu site oficial;
Quarto de Despejo, da brasileira já falecida Carolina Maria de Jesus;
e O Caso da Borboleta Atíria, da também brasileira Lúcia Machado de Almeida.

[Música: Tantinho, cantada por Daniel
e sua filha Lara.
Composição de Carlinhos Brown,
que a fez para a sua filha Odara.]

Quer me apoiar a participar do Prêmio Jabuti desse ano? Veja aqui no blog a postagem Vaquinha para participar do Prêmio Jabuti de 2024 e faça sua contribuição.

A cada compra realizada na minha loja, eu recebo uma pequena comissão; então, muito obrigada por seu apoio! 💝 Além de livros, lá também são vendidos artigos de moda, mercado, beleza, eletroeletrônicos, eletroportáteis, eletrodomésticos... e uma variedade de outros produtos!



Veja mais livros à venda na minha loja através do meu grupo! Faça parte do meu grupo Vendo livros on-line!.

2 comentários:

  1. Vender livros em PDF não dá, nunca comprei e nunca vendi, apesar de ter muitos nesse formato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Edu.
      Eu fiquei abismada quando eu entrei nos grupos e percebi isto!

      Você conhece o site Recanto das Letras?
      Pode ser que lá também seja uma opção de divulgar as suas crônicas e se conectar com outros escritores...

      E se em algum momento algum dia você precisar de receitas culinárias, indico e convido você a conhecer o meu blog Mesa e Sobremesas, no qual, além de receitas culinárias, eu também posto dicas de cozinha e de hábitos de alimentação saudável.:
      https://mesaesobremesas.blogspot.com/

      Obrigada pela visita e comentário. Volte sempre. 💐🎈

      ~Cartas da Gleize. 💌💕

      Excluir

Comentários são bem-vindos e havendo comentários nas postagens, respondo a todos; seja uma resposta curta ou extensa, da minha parte, eu nunca deixo alguém sem uma resposta. ♡♡♡
Então se quiser, deixe um comentário, que adorarei interagir com quem lê o que é publicado aqui.
E se quiser saber a minha resposta ao seu comentário, clica no quadradinho 'Notifique-me' e a resposta, ao ser publicada aqui, chegará também ao seu endereço eletrônico. 🙂
E deixa o link do seu blog, caso tenha, para que eu possa retribuir a visita depois. Será um prazer!
Eu gosto de conhecer outros blogs e ver o que há de novo por aí! 😉
Relembrando que não é necessário ter blog para postar comentários e também pode comentar no modo anônimo, desde que seja respeitoso(a) ao se expressar.

Comentários só relativos às postagens, por gentileza! Comentários que distorçam dos temas das postagens não serão publicados! Se têm outro assunto a tratar, há um formulário de contato na lateral do blog exatamente para isso, contate-me por lá! Receberei e responderei por e-mail, caso necessite de resposta!

* Os comentários feitos passarão pela moderação antes de serem publicados, é para evitar vandalismo. 😉 Assim que vistos e lidos, serão postados e respondidos o mais rápido possível.