Postagem em destaque:

Contribuições.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

ASMR, relaxamento mental/corporal, limpeza mental e meditação guiada.

Brasil.
Sexta-feira, 10 de dezembro de 2021.
10:00 da manhã.

Foi em algum curso que eu fiz que eu ouvi falar pela primeira vez sobre o ASMR (Autonomous Sensory Meridian Response, em inglês, ou Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano, em português, ou ainda Resposta Sensorial Meridiana Autônoma, em tradução livre). Nunca esqueci. Quer dizer, esqueci por um tempo, no ano passado eu lembrei. Foi um professor ou uma professora que falou durante uma aula, eu devo ter anotado no caderno, mas agora eu só consigo lembrar de cabeça isso, essa informação, só está na minha mente. Não lembro se no curso de Contabilidade ou se no de Modelagem. Acho a ideia de ter sido no curso de Modelagem mais plausível. Por ser um pouco mais recente. Contabilidade eu fiz entre 2011 e 2012 e Modelagem do Vestuário, o qual hoje me ajuda muito na composição das cenas, guarda-roupas, vestuário e descrição das roupas dos personagens dos meus livros, eu fiz entre 2013 e 2014.
Lembrei disso de cabeça e foi de cabeça que eu fui procurar na internet. Mas pode ter sido em outras aulas e cursos que frequentei também, é que não lembro mesmo agora onde foi que eu ouvi, só sei que foi em sala de aula.
Em outubro de 2020, finalzinho de outubro, me lembrando disso, fui pesquisar vídeos no You Tube a respeito num momento em que eu estava transtornada, com a mente perturbada, depois de um desarranjo, para tentar me recompor e relaxar a minha mente. Então comecei a ver e ouvir vídeos sobre relaxamento, limpeza mental e meditação guiada. Meditar é algo que eu faço desde os meus 13, 14 anos. E depois de assistir à novela Negócio da China, estrelada pela atriz Bruna marquezine, na época com 12/13 anos, que deu vida à protagonista Flor-de-Lys, entre 2008 e 2009, quando eu tinha 15 anos, que tinha lá os momentos dela de meditação, isso só me deu forças, só me incentivou a continuar meditando.
Os vídeos consistem em pessoas que ficam ali assoprando e, no caso particular do ASMR, sussurrando palavras positivas em tom suave em nossos ouvidos. Elas recomendam ouvir essas sessões usando fones de ouvido a fim de uma melhor experiência.
Se você nunca ouviu falar dessas técnicas e vídeos, se nunca procurou por isso, mas se sente necessitado/a de ouvir coisas assim, corre lá no You Tube a procurá-los, porque fazem muito bem.
E olha que esses vídeos fazem muito sucesso no You Tube, viu?! São muito assistidos e geralmente, hoje, os donos dos canais que produzem esse tipo de conteúdo têm pra mais de 200 mil, 500 mil, 700 mil seguidores e visualizações!!! Tem até matéria de site explicando por que esse tipo de vídeo viralizou na internet.
Eu estou sem computador em casa, desde abril desse ano, acessando a internet pelo celular, e quando eu preciso fazer coisas que só podem ser feitas por computador, porque por celular não é suportado, eu estou tendo que me dirigir à lan house mais próxima da minha casa que eu tenho conhecimento e me utilizar de um computador de lá, eu tenho as minhas economias para isso, mas também eu posso ter acesso gratuito ao laboratório de informática existente dentro da biblioteca da instituição onde eu cursei Modelagem do Vestuário, que também é voltada a acolher ex-alunos, só que fica um pouquinho longe de casa, e um dia, em setembro, quando eu fui à lan house próxima à minha casa, enquanto eu usava a internet, uma das atendentes, em conversa com as outras duas atendentes, que eu acredito serem mãe e filhas, disse, e foi impossível não ouvir, não prestar atenção naquilo e não lembrar e relembrar depois e até agora: "Eu vi um meme, que dizia: "Não adianta acender incenso se a energia negativa é você!". A que eu acho ser mãe delas respondeu: "Pesado.".
E realmente é, sabe? Não adianta acender incenso e tentar limpar apenas o ambiente onde vive se toda carga negativa está dentro e parte de você, dos seus pensamentos, dos seus maus pensamentos contra os outros, das coisas que você assiste e ouve, músicas ruins, de letras pesadas, que você escuta, se espalhando em derredor e contaminando o ambiente onde habita e as outras pessoas com quem convive nesse espaço. Temos que limpar a nós primeiro, a nossa mente, eliminando os pensamentos ruins, negativos, expulsarmos os demônios de dentro da gente e da nossa vida, mudar quem temos sido e o que consumimos. A parte espiritual também conta. Limpar e começar limpando a partir da gente para então fazer a limpeza do ambiente. Seja com plantas, com luzes (velas) e cheiros (incensos) e sons (músicas (agradáveis!)), orações.
Agora, no fim do ano, é um ótimo momento para executarmos uma limpeza corporal, mental, espiritual e do lugar onde moramos, uma sessão de descarrego, para nos libertar da carga pesada e negativa que carregamos ao longo do ano até aqui.
Aqui no blog, eu estou protegida com a presença do Salmo 91, que todo Cristão sabe: uma forte e poderosa oração, que eu publiquei lá no começo (embora eu tenha tido essa ideia e a coloquei em prática se não me engano agora no ano passado ou trasado, depois de um par de olhos-gordos que passou pela minha vida e com quem cruzei no caminho), como post inicial, para quebrar, desde lá, todo e qualquer mal-olhado, olho-gordo, seca-pimenteira, que porventura venha pousar aqui, para que assim que bater os olhos aqui, os olhos se entortem e esse ser mal-iluminado vade-retro!
Aqui em casa, tem Bíblias abertas no Salmo 91, para que mal nenhum chegue à nossa tenda, mas que se chegar não seja mortal!

Boas festas! 🎀🎄

~Cartas da Gleize. 💌💕

4 comentários:

  1. Eu particularmente adoro vídeos neuro sensoriais, relacionados a sons da natureza, preparo e degustação de alimentos, para mim me ajudam muito a relaxar e exercitar minha mente. Para mim é mais como uma prática de lazer, mas concordo plenamente que devemos sempre procurar meditar para nos renovarmos por dentro e só assim refletir uma renovação do lado de fora, todos os métodos são bem vindos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo, Dayane!
      Ver esses vídeos como forma de lazer ou passatempo é muito bom também.
      Dois vídeos de ASMR memoráveis que eu vi foram um no qual uma moça comia uma barca de frutas com chocolate e outro no qual outra moça comia favos de mel!
      Feliz 2022! 🙂🎈🎉

      Excluir
  2. Oi, Rose!
    Concordo em fazer essa "limpeza mental". Aliás, por esse motivo é que em 2022, farei coisas diferentes e deixarei a literatura.
    Acho que me desgastei esses anos todos para depois não me sentir orgulhosa. E depois perdi-me.

    É um ótimo post!

    Boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diana.
      Obrigada.
      Espero que você se reencontre em 2022.
      Feliz Ano Novo! 🎈🎉

      Excluir

Comentários são bem-vindos e havendo comentários nas postagens, respondo a todos; seja uma resposta curta ou extensa, da minha parte, eu nunca deixo alguém sem uma resposta. ♡♡♡
Então se quiser, deixe um comentário, que adorarei interagir com quem lê o que é publicado aqui.
E se quiser saber a minha resposta ao seu comentário, clica no quadradinho 'Notifique-me' e a resposta, ao ser publicada aqui, chegará também ao seu endereço eletrônico. 🙂
E deixa o link do seu blog, caso tenha, para que eu possa retribuir a visita depois. Será um prazer!
Eu gosto de conhecer outros blogs e ver o que há de novo por aí! 😉
Relembrando que não é necessário ter blog para postar comentários e também pode comentar no modo anônimo, desde que seja respeitoso(a) ao se expressar.

Comentários só relativos às postagens, por gentileza! Comentários que distorçam dos temas das postagens não serão publicados! Se têm outro assunto a tratar, há um formulário de contato na lateral do blog exatamente para isso, contate-me por lá! Receberei e responderei por e-mail, caso necessite de resposta!

* Os comentários feitos passarão pela moderação antes de serem publicados, é para evitar vandalismo. 😉 Assim que vistos e lidos, serão postados e respondidos o mais rápido possível.