Postagem em destaque:

Contribuições.

domingo, 18 de dezembro de 2022

Argentina campeã da Copa do Mundo de 2022 no Catar!

Brasil.
Domingo, 18 de dezembro de 2022.
06:23 da noite.

Na disputa entre Argentina e França, a Argentina saiu campeã. Foi um jogo muito bem disputado e surpreendente, quase como foi o jogo entre Argentina e Holanda nas quartas de final, eu diria, e digo, nas quais a Argentina se classificou para as semifinais. Quando pensava-se que o jogo estava ganho para a Argentina e perdido para a França no tempo normal da partida, a França foi lá, correu atrás, buscou o gol e empatou. 2×2. Na prorrogação a Argentina fez o seu terceiro gol, a França foi lá e empatou, 3×3, jogando a decisão para os pênaltis. Nos pênaltis então a Argentina venceu por 4×2. A Argentina saiu do bicampeonato no qual estava empatada com a França e com o Uruguai e conquistou o seu terceiro título na Copa do Mundo. A França foi campeã em 1998, na França, numa vitória contra o Brasil, que o deixou em segundo lugar naquele ano e Copa, e em 2018, na Copa da Rússia. E a Argentina foi campeã na Copa de 1978, na Argentina, de 1986, que seria sediada na Colômbia, mas foi sediada no México, e de 2022, no Catar. A primeira vitória da Argentina foi na Argentina, a primeira vitória da França foi na França...
O ano de 1998 ficou marcado como a primeira vez que a Copa do Mundo passou a contar com 32 seleções. Esse formato permaneceu até a edição de 2022, pois em 2026 a taça será disputada por 48 países.*
Desde 2002 que a vitória de uma Copa do Mundo não vem para a América do Sul, com o pentacampeonato do Brasil naquele ano. Agora a Argentina trouxe essa vitória.
E pensar que a Argentina quase foi eliminada da Copa se perdesse mais um jogo a certa altura da disputa na fase de grupos. E ainda ontem eu divulguei aqui no blog uma dica de leitura de literatura argentina, que o senador Paulo Paim indicou em sua página, no facebook, Dica de leitura de Paulo Paim no facebook.
Aqui em casa parte do pessoal estava torcendo para a França, por ter jogadores (muitos até) negros em sua seleção em relação à Argentina. Eu poderia ter torcido para ela também por isso, afinal de contas eu sou negra e quero ver representatividade no futebol mundial e não só no campo, tem a questão dos los hermanos serem racistas (não querendo generalizar, mas já generalizando) com o povo negro, sobretudo por não haver negros na Argentina, e com o povo do Brasil, mas segui torcendo contra a França, porque aquela questão de anos atrás, aquele movimento nas redes sociais de "Pray for France", quando a França passou por tragédias (sinto muito pelas tragédias e ataques terroristas pelos quais o país passou, mas isso ainda é discutível, pois não se deve atacar a religião dos outros também, afinal é intolerante religioso quem ataca, não é liberdade de expressão, e nos termos do ataque terrorista sofrido uma religião foi atacada), ainda não me desce garganta abaixo, ainda não consigo engolir. Talvez eu não torça contra o país, mas contra essas pessoas (principalmente brasileiras) do movimento Pray for France (porque pelos países africanos ninguém ora, nem reza, nem pede pra orarem, nem tem movimentos sociais nas redes da internet pedindo para orarem pela África ou pelos países da África quando tragédias acontecem por lá! Quando os cidadãos fogem de guerras civis para se refugiarem em outros países... mas pedem para orarem pela França, pela Síria... quando aqui mesmo no Brasil estava-se passando por grandes problemas também e o povo ao invés de olhar para aqui estava preocupado com os problemas da França.). Ou ora por todos ou ora por nenhum, afinal, o Deus em quem essas pessoas dos pedidos de oração acreditam não faz acepção de pessoas [Atos 10:34, Romanos 2:11, Tiago 2:1.]. Mas continuem Praying for France! Torcendo contra a França e perdendo a França eu queria no mínimo que essas pessoas que certamente torciam para a seleção do país se frustrassem um pouco, que se sentissem frustradas. Era a elas que eu queria "atingir" e em parte esse é o meu ressentimento relacionado com o país. Certamente muitos brasileiros torceram contra a França ainda por causa da Copa de 98, muitos devem ter torcido contra ela com certeza por haver muitos jogadores negros na equipe. Não era a Argentina que eu queria ver na final, era o meu país, o Brasil, ou qualquer uma das seleções africanas. Quero ver um dia um país da África campeão de uma Copa do Mundo. Queria poder ver todos os países do mundo campeão da Copa um dia. Eu afirmei antes que iria torcer para Argentina se ela chegasse à final, mas fiquei quase que neutra durante a partida, porque realmente, quanto à representatividade não teve o que reclamar do atual time da França, tinha negros na torcida do país, e não vi nenhum negro, nem no time da Argentina, nem na torcida da Argentina, é uma situação complicada essa de torcer pra um por isso e não torcer por outro por isso ou aquilo, mas é a questão de (dizem, pois não conheço ainda a história da Argentina muito bem) não terem introduzido negros africanos na Argentina, de não ter havido escravidão africana na Argentina na época de sua colonização, o que eu acho estranho e desconfio, é algo para se estudar, mas (fiquei) animada, por ver um país da América do Sul chegar à final nessa Copa e aparentemente estar dominando o jogo e vencendo durante a partida.
Bom, se na seleção argentina não há jogadores negros um dia certamente haverá de haver, assim como certamente no passado não houve na França, nem nas demais seleções europeias e quem sabe norte-americanas, nas asiáticas, China, Coreia e Japão, e da Oceania, e atualmente já há, para isso é preciso continuar lutando, falando, incomodando, dando puxões de orelha, puxando a orelha da Argentina. Não é uma questão de querer cotas no futebol, claro que no futebol vão os melhores jogadores, mas não dá para falar em inclusão social e dispensar ou deixar de fora, fingir que não existe a questão do povo negro.
Ao Brasil e aos demais países que perderam a Copa do Mundo, só nos resta esperar pela Copa de 2026, que será sediada no México, nos Estados Unidos e no Canadá, para mais uma busca e tentativa na conquista de (mais um, no caso do Brasil e de alguns outros países) título, uma vitória e uma estrela. Boa sorte a todos (apesar dos pesares)! 🍀🍀🍀 No fim das contas todas as pessoas do mundo merecem ver seus países campeões da Copa do Mundo um dia. É justo. A visto a injustiça, e como disse a Sofia, do blog A Sofia World, a vergonha, que é a Copa do Mundo. 🍀🍀
⚽️🥅🏆🥇🇦🇷

[Texto passível de correções.]

Veja também, no blog Cartas da Gleize:

Curta a página do blog no facebook para saber quando novas postagens forem publicadas no blog. Posso retribuir a curtida curtindo, por exemplo, uma página sua. Para isso, entre em contato e me indique qual é a página que você quer que eu curta. Cartas da Gleize.

~Cartas da Gleize. 💌💕

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem-vindos e havendo comentários nas postagens, respondo a todos; seja uma resposta curta ou extensa, da minha parte, eu nunca deixo alguém sem uma resposta. ♡♡♡
Então se quiser, deixe um comentário, que adorarei interagir com quem lê o que é publicado aqui.
E se quiser saber a minha resposta ao seu comentário, clica no quadradinho 'Notifique-me' e a resposta, ao ser publicada aqui, chegará também ao seu endereço eletrônico. 🙂
E deixa o link do seu blog, caso tenha, para que eu possa retribuir a visita depois. Será um prazer!
Eu gosto de conhecer outros blogs e ver o que há de novo por aí! 😉
Relembrando que não é necessário ter blog para postar comentários e também pode comentar no modo anônimo, desde que seja respeitoso(a) ao se expressar.

Comentários só relativos às postagens, por gentileza! Comentários que distorçam dos temas das postagens não serão publicados! Se têm outro assunto a tratar, há um formulário de contato na lateral do blog exatamente para isso, contate-me por lá! Receberei e responderei por e-mail, caso necessite de resposta!

* Os comentários feitos passarão pela moderação antes de serem publicados, é para evitar vandalismo. 😉 Assim que vistos e lidos, serão postados e respondidos o mais rápido possível.