Postagem em destaque:

Contribuições.

quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Tag: Quais são os seus hábitos de leitura?

Brasil.
Quarta-feira, 24 de agosto de 2022.
08:30 manhã.

Essa é mais uma tag encontrada no blog da colega e autora Diana Pinto.
Quem quiser participar respondendo à tag aqui ou em seu blog pessoal esteja à vontade, só não esqueça de dar os créditos à Diana e ao blog aqui também, por gentileza, se você viu a tag aqui.
Se você quiser ver outras tags respondidas no blog é só acessar o marcador TAGS..

1. Tem o hábito de comer enquanto lê? Se sim, qual a sua comida favorita?
R: Não tenho o hábito de comer enquanto leio para não acontecer de cair algum pedaço de comida e sujar o livro. Quando vou ler gosto de estar com as mãos também o mais limpas possível.

2. Qual a sua bebida favorita para acompanhar a leitura?
R: Não bebo nada enquanto leio para não cair em cima do livro e sujá-lo.

3. Costuma sublinhar uma ou outra passagem enquanto está lendo um livro ou acha que escrever nos livros é uma ideia abominável?
R: Circulo ou sublinho o fragmento do meu interesse com um lápis e depois transcrevo a caneta para um local de destino, os meus cadernos. Não acho o ato de marcar a página de um livro abominável se for a lápis, que poderá ser apagado depois, mas não gosto de marcar a caneta. Deve haver quem goste e o faça.

4. Como marca os livros quando interrompe a leitura? Tem um marcador especial ou usa o que tiver na mão (ex.: um papel dobrado, etc...)? Ou dobra o canto da folha do livro?
R: Eu tenho e faço uso dos meus marcadores de livros. Se o livro tiver orelhas, gosto de usá-las também, mas não muito também para conservá-las. Vou alternando entre elas  os marcadores externos de livros.

5. Qual é o seu gênero literário favorito: ficção, não ficção ou ambos?
R: Ficção.

6. Gosta de ler até o fim do capítulo ou interrompe a leitura em qualquer parte do livro?
R: Gosto de ler até o fim do capítulo, mas quando o capítulo é longo eu paro e vou lendo aos poucos, por parágrafos. Considero um capítulo longo a partir de 10 páginas.

7. Tem o costume de procurar o significado de palavras que desconhece quando as encontra no decorrer da leitura?
R: Não. É do meu  costume só ir procurar o significado de uma palavra depois que eu finalizo aquela parte da leitura que eu estou lendo; se eu lembrar, se eu não lembrar fica esquecida. Não gosto de interromper minhas leituras para procurar significado de palavras, a menos que sejam palavras que atrapalhem muito a compreensão do texto.

8. O que está lendo no momento?
R: Finalizando A Revolução dos Bichos, de George Orwell. Já terminei o conteúdo em si do livro e o posfácio, só estou me arrastando para ler e concluir a leitura dos apêndices do autor ao fim do livro.

9. Qual foi o último livro que comprou?
R: Foi um gibi da Magali, vi numa banca de jornais e revistas que havia perto da escola onde eu estudava na época, mas já faz muito tempo.

10. Costuma ler um livro de cada vez ou tem o hábito de ler vários livros ao mesmo tempo?
R: Antes eu lia um livro por vez, mas hoje eu leio 2 ou 3 ao mesmo tempo. Percebi que eu vou mais rápido na leitura assim.

11. Tem um local favorito ou uma hora específica do dia para ler?
R: Gosto de ler na minha cama. É bem aconchegante. Até um tempo atrás eu lia de madrugada e gostava, mas ultimamente tenho lido à tarde, enquanto tomo banho de Sol. Tem sido muito bom também.

12. Prefere séries ou histórias únicas?
R: Histórias únicas.

13. Tem algum livro ou autor preferido que não se cansa de recomendar para os outros?
R: Sim. Um girassol na janela, de Ganymédes José, é um deles. Entre outros.

14. Como organiza sua biblioteca/estante? Por gênero, por título, pelo nome do autor ou pela editora?
R: Moro em um lugar tão pequeno e apertado, uma quitinete, que não tenho estantes para acomodar os meus livros; por enquanto eles ficam guardados em um saco de ração para cachorros. Mas assim que eu mudar de casa, tiver mais espaço e pelo menos uma estante para acomodar os meus livros eu pretendo organizá-los por gêneros, como eram organizados nas bibliotecas das minhas escolas e eu gostava assim.

Tag da Diana:

2 comentários:

  1. Muito legal essa tag! Através dela, vou conhecendo um pouquinho mais sobre você!
    Assim como você, eu também gosto de ler na minha cama e leio vários livros ao mesmo tempo.
    Um beijo e boas leituras!
    ana paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana. Muito obrigada.
      Nesse compasso eu também vou conhecendo um pouco mais sobre você.
      E sendo assim, desejo boas leituras para você igualmente!
      Obrigada pela visita e comentário. Volte sempre. 💌💕

      Excluir

Comentários são bem-vindos e havendo comentários nas postagens, respondo a todos; seja uma resposta curta ou extensa, da minha parte, eu nunca deixo alguém sem uma resposta. ♡♡♡
Então se quiser, deixe um comentário, que adorarei interagir com quem lê o que é publicado aqui.
E se quiser saber a minha resposta ao seu comentário, clica no quadradinho 'Notifique-me' e a resposta, ao ser publicada aqui, chegará também ao seu endereço eletrônico. 🙂
E deixa o link do seu blog, caso tenha, para que eu possa retribuir a visita depois. Será um prazer!
Eu gosto de conhecer outros blogs e ver o que há de novo por aí! 😉
Relembrando que não é necessário ter blog para postar comentários e também pode comentar no modo anônimo, desde que seja respeitoso(a) ao se expressar.

Comentários só relativos às postagens, por gentileza! Comentários que distorçam dos temas das postagens não serão publicados! Se têm outro assunto a tratar, há um formulário de contato na lateral do blog exatamente para isso, contate-me por lá! Receberei e responderei por e-mail, caso necessite de resposta!

* Os comentários feitos passarão pela moderação antes de serem publicados, é para evitar vandalismo. 😉 Assim que vistos e lidos, serão postados e respondidos o mais rápido possível.