Postagem em destaque:

Contribuições.

sexta-feira, 5 de agosto de 2022

A despedida a Jô Soares.

Brasil.
Sexta-feira, 05 de agosto de 2022.
03:03 da tarde.

[Peguei essa foto no facebook
da cantora Marina Lima.]

Quanta gente sonhou em ir ao Programa do Jô como entrevistada?
Eu sonhei. E até me imaginei lá algumas vezes. Primeiro como atriz e depois como escritora. Sentar no famoso e tão cobiçado sofá do Jô.
Mas agora já não será mais possível. Há 5 anos, desde dezembro de 2016, que já não é mais possível. Primeiro porque tiraram ele do ar. Não foi do querer dele sair. Não foi de comum acordo. Mandaram ele embora e pronto. E ele ficou triste por isso. Foi ficando cada vez mais triste; porque primeiro foi a morte do único filho e depois a demissão. Segundo porque agora ele faleceu.
Podemos dizer que a demissão dele foi de certa forma uma forma de censura? Sim, podemos dizer que a demissão dele foi de certa forma uma forma de censura. Porque, democrático como era ou procurava e tentava ser, pelo menos, o Jô não levava fascistas para sentarem no sofá dele e serem entrevistados! E isso não é uma afirmação, é uma exclamação. Só levava gente animada e interessante e não o contrário, como o atual apresentador que o substituiu, e de quem já falei e critiquei em meus blogs!
Enfim. Quem foi ao Programa do Jô foi. Que não foi não irá mais, não terá outra chance.
Descansa em paz, Gordo! 🌹

É isso. Hoje de madrugada faleceu o ator, humorista, músico, dramaturgo, diretor teatral, escritor e apresentador Jô Soares, aos 84 anos, que estava internado desde o fim do mês passado para tratar de uma Pneumonia.
Na literatura, Jô Soares deixa os títulos:

  • Os dilemas do Fantasma e do Capitão América (1972) — capítulo no livro Shazam!, de Álvaro de Moya
  • O Astronauta Sem Regime (1983)
  • Humor Nos Tempos do Collor (1992)
  • A Copa Que Ninguém Viu e a Que Não Queremos Lembrar (1994)
  • O Xangô de Baker Street (1995) [Esse deve ser o seu livro mais famoso, tendo sido adaptado para o cinema com título homônimo.]
  • O Homem que Matou Getúlio Vargas (1998)
  • Assassinatos na Academia Brasileira de Letras (2005)
  • As Esganadas (2011)
  • O Livro De Jô - Uma Autobiografia Desautorizada - Vol. 1 (2017)
  • O Livro De Jô - Uma Autobiografia Desautorizada - Vol. 2 (2018).

[Imagem: L&PM Editores.]

No dia 13 de maio de 2020 eu escrevi num dos meus cadernos de anotações o seguinte sentimento sobre o filme O Xangô de Baker Street, após tê-lo assistido primeira e segunda  vez (não inteiramente):
Filmes como O Xangô de Baker Street a gente só precisa assistir o começo e o final, que entendemos tudo. Da primeira vez que o assisti, no Corujão da Globo, e claro, numa madrugada, em 2019, eu peguei o filme já pelo meio e vi até o final. Da segunda vez, poucos meses depois, também no Corujão e em 2020, eu assisti o começo e, como já sabia o final, não tive paciência de assistir ao filme todo. Até porque não dá para engolir aquele final.

Veja também no blog:

Minha loja virtual: Magazine Eletronicka.
Compre livros com desconto na seção livros da minha loja virtual. Caso se interesse, entre em contato comigo no chat do site antes da compra para saber melhor a respeito.

Visite e conheça os meus outros blogs:

@CartasDaGleize. 💌

2 comentários:

  1. Olá, Rose!
    Aqui em Portugal homenagearam-no. Além de brasileiros, também recebeu alguns portugueses no programa dele. Sempre foi visto como um senhor incrível, um humorista maravilhoso.

    Vai deixar saudades!

    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diana.
      Não tenho lembranças em especial de nenhum português e artista português que o Jô recebeu em seu programa, infelizmente, mas é verdade que já recebeu portugueses em seu sofá e pessoas de outros países também, como o Danny Glover, esse ator estadunidense eu me lembro bem e é o estrangeiro que eu mais me lembro de ter visto, porque foi quase no finalzinho do programa e também porque parte do que ele conversou no programa e revelou me marcou tristemente. Portugueses e outros estrangeiros são sempre bem-vindos e bem-recebidos nos programas brasileiros, como quaisquer outras pessoas e artistas nacionais.
      O Jô foi e continuará sendo uma pessoa admirável.

      Obrigada pela visita e comentário. Volte sempre. 💌💕

      Excluir

Comentários são bem-vindos e havendo comentários nas postagens, respondo a todos; seja uma resposta curta ou extensa, da minha parte, eu nunca deixo alguém sem uma resposta. ♡♡♡
Então se quiser, deixe um comentário, que adorarei interagir com quem lê o que é publicado aqui.
E se quiser saber a minha resposta ao seu comentário, clica no quadradinho 'Notifique-me' e a resposta, ao ser publicada aqui, chegará também ao seu endereço eletrônico. 🙂
E deixa o link do seu blog, caso tenha, para que eu possa retribuir a visita depois. Será um prazer!
Eu gosto de conhecer outros blogs e ver o que há de novo por aí! 😉
Relembrando que não é necessário ter blog para postar comentários e também pode comentar no modo anônimo, desde que seja respeitoso(a) ao se expressar.

Comentários só relativos às postagens, por gentileza! Comentários que distorçam dos temas das postagens não serão publicados! Se têm outro assunto a tratar, há um formulário de contato na lateral do blog exatamente para isso, contate-me por lá! Receberei e responderei por e-mail, caso necessite de resposta!

* Os comentários feitos passarão pela moderação antes de serem publicados, é para evitar vandalismo. 😉 Assim que vistos e lidos, serão postados e respondidos o mais rápido possível.