Postagem em destaque:

Contribuições.

domingo, 18 de setembro de 2022

Lista dos escritores finalistas do 1° Prêmio Candango de Literatura Lusófona.

Brasil.
Domingo, 18 de setembro de 2022.
08:00 da manhã.

Vi a lista dos escritores finalistas do 1° Prêmio Candango de Literatura Lusófona, no site do PublishNews. Na lista, vi grandes nomes da literatura brasileira, que eu admiro, leio, gosto dos seus livros, como Ana Maria Machado e Marçal  Aquino (entre outros que figuram lá que eu não conheço, mas são conhecido de outros leitores), mas que me decepcionou vê-los figurar numa lista de um concurso literário quando eu sei que eles não precisam mais disso. Estão em fim de carreira. Está na hora de passar a vez para os escritores mais novos que estão chegando aí. Senão, quando esses novos escritores e talentos terão chance?
Fica muito difícil para os escritores iniciantes e independentes disputarem grandes concursos como esse com escritores já veteranos e muito conhecidos do público leitor. Já é difícil os iniciantes e independentes disputarem entre si esses concursos, pior ainda disputando com escritores já consagrados, além dos demais iniciantes e independentes com os quais têm que concorrer. Eu acho que isso precisa ser revisto e separado.
Eu vi esse concurso ser anunciado na época em que foi aberto, e até falei sobre ele aqui no blog, nas postagens Primeiro Prêmio Candango de Literatura Lusófona e Concursos literários para participar quando se já é escritor publicado, e hoje eu sinto que ainda bem que eu não participei, porque eu sabia que não teria chance. Vendo a lista dos finalistas agora então é que eu estou certa de que eu não teria chance mesmo de ganhar alguma coisa. Eu comecei a participar de concursos literários no ano passado, mas já estou começando a parar por causa de coisas como esta. Eu tentei um grande concurso literário no ano passado, mas depois de alguns meses após o fim do concurso e que eu vi nesse ano quem foi a vencedora para mim aquele concurso terminou ali, aquele eu não tento nunca mais, foi perda de tempo. É perda de tempo participar. Não dá para escritores independentes e iniciantes. Tentar concursos literários como esse é como nadar contra a correnteza.


@CartasDaGleize. 💌

7 comentários:

  1. Olá, Rose!
    Voltando novamente aqui ao Blogger para me atualizar.

    Isso é muito triste. Deveria ser dada mais visibilidade a autores novos no mercado.
    Infelizmente, ainda temos poucos concursos que dão apoio a novos artistas.

    Bom Domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diana.
      Que bom que você está de volta!

      Pois é, é isso aí. Eu preciso conseguir adquirir um pouco mais de visibilidade para lutar contra tudo isso. Voz não me falta. Mas e porque eu estou falando e não estou sendo ouvida.
      São muitas coisas erradas que eu vejo acontecerem e que só precisam de alguém para falar, se manifestar e lutar contra.

      Mas, queria uma informação de você, que vem da Europa, Diana.
      É sobre o blog. É que recentemente eu adicionei ao blog uma mensagem sobre as políticas de privacidade dele, exigência do AdSense, sabe? É só para quem visita o blog da Europa essa mensagem e só quem visita daí é que vê essa mensagem ao entrar na página, no blog. Eu só preciso saber se você consegue ver essa mensagem ao entrar aqui. Você vê?
      Desde já agradeço pela informação dada.

      Obrigada pela visita e comentário. Volte sempre e boa semana! 💌💐

      Excluir
    2. Oi, Rose!
      Acho que são poucos os autores com visibilidade que não lutam contra isso. Fica difícil sem o acordo dos autores mais consagrados no mercado.

      E vejo sim, sobre a política de privacidade na Europa. Pede permissão para aceitar.

      Boa Semana!

      Excluir
    3. Oi, Diana.
      São poucos os autores com visibilidade que não lutam contra isso? Não sei se entendi bem o que você disse ou quis dizer.
      Você vai me desculpar, mas eu não estou vendo escritores que têm visibilidade lutarem contra isso, não. Hoje saiu mais uma lista de finalistas de outro concurso literário com altos valores em dinheiro como prêmio, o Prêmio São Paulo de Literatura, e é a mesma coisa que eu falei ontem na postagem em questão/acima. Muito pelo contrário. Eu estou vendo os escritores que já têm visibilidade no meio literário saírem como finalistas em concursos literários com altos valores em dinheiro como prêmio.
      Tentei debater a respeito em grupos de escritores, ver o que outros escritores acham disso, e não fui levada a sério. Apareceu gente com piadinha comparando a situação a times de futebol; enfim, não sei o que essa pessoa está fazendo em um grupo de escritores. Certos grupos sequer aprovaram a minha postagem na moderação. Pensei que fosse do interesse dos escritores que fazem parte de grupos de escritores discutirem sobre isso para mudar e melhorar a realidade, mas parece que não, parece que eu me enganei.

      Mas sobre a política de privacidade, além do botão de aceitar, aparece também a opção de recusar, não é?

      Obrigada pela visita e comentário. Volte sempre.
      💌💕

      Excluir
    4. Oi, Rose!
      Errei a escrever... Queria dizer que são poucos os que lutam contra isso. E ainda existem autores que não são consagrados que não levam a sério isso. Acho que levarei esse tema para um episódio do podcast Plantão da Treta. Talvez traga alguma consciência.

      Sobre a política de privacidade, sim, aparece opção de recusar e de aceitar, e também de aceitar apenas algumas opções.

      Boa Quarta-Feira!

      Excluir
    5. Olá.
      Eu imaginei que você quis dizer o contrário mesmo. Às vezes as palavras nos traem, não é? Acontece.
      Mas é isso. Precisamos discutir mais sobre esse problema. Só que fica complicado tentar mudar alguma coisa quando muitos ou a maioria na comunidade literária não está interessada, nem preocupada em conversar sobre.

      Sobre a política de privacidade do blog, eles deram duas opções de consentimento: (1) 'Consentir' ou 'gerenciar opções' e (2) 'Consentir', 'Não consentir' ou 'gerenciar opções'. Eu escolhi a segunda, por democracia, pra deixar o visitante escolher mesmo o que ele deseja, porque, estando nesse lugar, quando eu visito alguns sites nos quais aparece essa mensagem de consentimento e só aparece a opção de 'aceitar' e não a de 'recusar' eu fico bem chateada. Então aqui nesse espaço administrado por mim eu me preocupo em deixar essa opção aberta para os visitantes.
      Bom domingo! 💐🎈

      Excluir
  2. Veja também, no blog, a postagem:
    Mais uma injustiça nos concursos literários com prêmios de altos valores!
    https://cartasdagleize.blogspot.com/2022/09/mais-uma-injustica-nos-concursos.html

    @CartasDaGleize. 💌

    ResponderExcluir

Comentários são bem-vindos e havendo comentários nas postagens, respondo a todos; seja uma resposta curta ou extensa, da minha parte, eu nunca deixo alguém sem uma resposta. ♡♡♡
Então se quiser, deixe um comentário, que adorarei interagir com quem lê o que é publicado aqui.
E se quiser saber a minha resposta ao seu comentário, clica no quadradinho 'Notifique-me' e a resposta, ao ser publicada aqui, chegará também ao seu endereço eletrônico. 🙂
E deixa o link do seu blog, caso tenha, para que eu possa retribuir a visita depois. Será um prazer!
Eu gosto de conhecer outros blogs e ver o que há de novo por aí! 😉
Relembrando que não é necessário ter blog para postar comentários e também pode comentar no modo anônimo, desde que seja respeitoso(a) ao se expressar.

Comentários só relativos às postagens, por gentileza! Comentários que distorçam dos temas das postagens não serão publicados! Se têm outro assunto a tratar, há um formulário de contato na lateral do blog exatamente para isso, contate-me por lá! Receberei e responderei por e-mail, caso necessite de resposta!

* Os comentários feitos passarão pela moderação antes de serem publicados, é para evitar vandalismo. 😉 Assim que vistos e lidos, serão postados e respondidos o mais rápido possível.